Nove filhotes em situação de abandono são resgatados por PM de folga
Nove filhotes de cachorro, em situação de abandono, foram salvos por um policial militar de folga na zona rural de Tupã. O ato de solidariedade aconteceu neste domingo (8) e repercutiu nas redes sociais (veja o vídeo) abaixo.
O sargento Rogério, da Força Tática da Polícia Militar, que estava de folga, notou os animais enquanto passava pelo local. A ninhada estava em um trecho conhecido como Estrada da Luar.
Preocupado com a situação de vulnerabilidade dos filhotes, o policial acionou ativista local e movimentou a ONG Atitude Animal de Tupã. A mobilização foi rápida, com uma equipe enviada para realizar o resgate.
Os filhotes foram levados para as instalações da organização, onde passaram a receber cuidados veterinários e alimentação adequada. De acordo com informações da entidade de proteção, os cães estarão disponíveis para adoção responsável nas próximas semanas.
CRIME
O abandono de animais é crime no Brasil, conforme estipulado pela Lei Federal nº 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais. Em 2020, a Lei nº 14.064 reforçou a punição para maus-tratos a cães e gatos, estabelecendo pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.
“O abandono de animais é lamentável e recorrente, mas temos leis para punir os responsáveis e precisamos conscientizar a população sobre a importância de proteger os animais,” declarou Antônio Brito, ativista local e vereador.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!