MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 18 jun. 2016

Santa Casa usa paródia de Anita em treinamento

por Marília Notícia
13416920_576503252530768_1935748855076065904_o

O grupo que mobilizou o hospital na Sipat (Foto: Divulgação)

Aconteceu nesta semana a 30ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Santa Casa de Marília.

A comissão organizadora apostou em uma programação dinâmica e adotou a linguagem da “gameficação” com o divertido Desafio Sipat. O resultado foi o amplo envolvimento dos funcionários.

A formação de uma Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a realização anual da Sipat estão previstas na legislação trabalhista. Porém, no complexo hospitalar, a discussão e promoção da segurança são mais que obrigações legais: são parte da cultura da entidade.

Acidentes com exposição biológica e perfurocortantes, além dos chamados acidentes de trajeto, são os mais comuns entre os trabalhadores da saúde. Na Santa Casa de Marília, os indicadores apontam queda nos últimos anos, segundo o presidente da comissão, Tadeu Alexandre Leal da Silva.

13458764_576503502530743_7416562899155868167_o

Brincadeira na Santa Casa de Marília (Foto: Divulgação)

“A maior parte dos acidentes no ambiente hospitalar acontece com os novos funcionários, por isso é necessária boa formação e constante treinamento. Temos trabalhado essa questão com o apoio da diretoria e avançado bastante. Já no caso do trajeto, o risco é potencializado pelo grande número de motos e a rotina dos profissionais, que muitas vezes têm mais de um emprego com pouco intervalo entre as jornadas”, afirma.

O diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Márcio Mielo, lembra que a redução das ocorrências deve ser um compromisso de todos. “As estratégias da semana dedicada a essa discussão pedem constante revisão. A diretoria apoia os funcionários para que a Sipat seja cada vez mais efetiva e favoreça a prevenção”, disse.

Em 2016, a organização partiu do princípio de que as pessoas aderem e aprendem muito mais quando deixam de ser meros espectadores.

Além da agenda de palestras com temas atuais, a comissão organizadora, formada por funcionários da Cipa, lideranças convidadas e do Sesmt (Serviço Especializado de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho), também investiu na gameficação e lançou o “Desafio Sipat”, uma espécie de gincana.

13416923_576503592530734_3350972796977363407_o

Provedor da Santa Casa Milton Tédde e o advogado Cristiano Mazeto durante palestra

As equipes “vermelha” e “verde” duelaram, durante a semana, em provas que incluem paródia, foto criativa, perguntas e respostas “show do milhão”, entre outras. Uma das provas pontuou o grupo que levou mais colegas às palestras. Com estas estratégias, durante os cinco dias, a adesão estimada ultrapassa os 70% do corpo funcional.

Entre os temas, foram tratados assédio moral (Cristiano Mazeto), doenças sexualmente transmissíveis (Jurandir Gelmi Júnior), doação de órgãos e tecidos (Deborah Milani e Izabel Travitzky), suicídio (Andreia de Aguiar Silva, Iotti Ilidiana Teixeira, Ivete Andrade, Jaqueline Rossignoli, Margareth Sucena), câncer de mama (Wellerson de Aguiar Miranda), planejamento financeiro (José Augusto Gomes).

A programação incluiu ainda uma aula/demostração de zumba (Multi Ritmos), oficina de beleza (produtos Mary Kay) e apresentação musical com Vânia Gomes. O presidente da Cipa, Tadeu Alexandre Leal da Silva, agradeceu o apoio dos parceiros e empresários apoiadores, além dos funcionários que trabalham na organização do evento.

Além de Tadeu, o grupo que mobilizou o hospital na Sipat contou com a participação de Alex Torres, Natália Ferrari Ferreira, Laira Honorato, Carolini Carfe de Oliveira, Deborah Milani, Clayton Corona e Giovana Barbosa de Souza. Veja as fotos da semana aqui.

Veja a paródia – A agulha me traiu:

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie