Marília está entre as 50 cidades com mais vagas de emprego formal em todo Estado
Os indicadores positivos da economia de São Paulo voltaram a refletir em mais empregos com carteira assinada em todo o Estado. A pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade, mostra que em 2024, de janeiro a abril, São Paulo criou 288 mil empregos formais, com crescimento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O levantamento é baseado em dados nacionais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com este resultado, o estoque paulista alcançou 14,15 milhões de vagas com carteira assinada. No acumulado de 12 meses, a economia paulista gerou 477 mil novos postos de trabalho – resultado de 7,6 milhões de admissões e 7,1 milhões de desligamentos –, o que equivale a alta de 3,5%.
De maio de 2023 a abril deste ano, quase todos os setores mostraram resultados positivos na criação de empregos: serviços (275 mil), comércio (84 mil), indústria (63 mil), construção (54 mil) e agricultura (1 mil). Marília ficou classificada entre os 50 municípios paulistas campeões de vagas, 1.975 novos postos criados no acumulado de 12 meses e 1.332 vagas de janeiro a abril de 2024.
“A reestruturação do Posto de Atendimento ao Trabalhador, o fortalecimento da economia e maior estabilidade do mercado foram fatores que contribuíram para que quase duas mil novas vagas de trabalho fossem abertas na cidade nos últimos 12 meses”, disse o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.
EMPREGABILIDADE
Os números da empregabilidade em Marília foram analisados e elogiados pelo ex-presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) e ex-presidente do Poder Legislativo mariliense, vereador Marcos Rezende (PSD).
Quando da divulgação do resultado altamente positivo do emprego formal em Marília pelo Governo do Estado de São Paulo, Rezende realizava uma visita institucional à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
“Nelson Mora é um grande amigo e parceiro, sua experiência e capacidade de gestão são inquestionáveis e a atuação dele à frente da secretaria municipal do Desenvolvimento Econômico possibilitou um importante reforço na organização da pasta e de seus serviços à população”, analisa o vereador.
Para o prefeito Daniel Alonso, o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico foi fundamental para o município se organizar em prol do aquecimento econômico. “Nelson Mora reformulou e ampliou o atendimento ao trabalhador, dando apoio, orientação e ajudando na recolocação profissional. É um grande orgulho ter Nelson Mora na minha gestão”, conclui o chefe do Poder Executivo.