Emdurb encerra atividades do Maio Amarelo e segue com ações educativas no trânsito
Maio Amarelo: trata-se de um movimento de conscientização realizado durante o mês de maio entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
O objetivo do movimento é conscientizar todos os envolvidos no trânsito, com foco principal nos condutores, sobre os riscos de desrespeitar as leis de trânsito e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
A campanha é um convite à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos.
AÇÕES
O prefeito Daniel Alonso (PL) enaltece o trabalho das equipes da Emdurb no Maio Amarelo. “São ações intensas, nas entidades, nas ruas, junto à comunidade, pedestres e condutores de veículos. Educação é o melhor caminho para melhorar o trânsito e nesse sentido as equipes da Emdurb estão fazendo boas ações.”
O presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça de Oliveira, explica que as ações educativas no trânsito são desenvolvidas durante o ano todo pelas equipes da Empresa. “No Maio Amarelo e na Semana Nacional do Trânsito, em setembro, os trabalhos são intensificados porque são campanhas pontuais.”
A Cidade Mirim de Trânsito, assim como palestras e entregas de materiais educativos em empresas, escolas e entidades, podem ser agendadas todos os meses pelos canais da Emdurb.
A PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ
Em meio ao caos urbano, onde a pressa e a impaciência parecem ditar o ritmo das ruas, é fundamental lembrarmos que a paz no trânsito começa em cada um. Cada vez que se escolhe a gentileza em vez da agressividade, a atenção em vez da distração, há a contribuição para um ambiente mais seguro e harmonioso.
Imagine o impacto positivo se todos adotassem pequenas atitudes diárias: dar passagem ao pedestre, respeitar os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirigimos, usar o cinto de segurança e o capacete. Essas ações, aparentemente simples, têm o poder de salvar vidas e transformar a convivência nas vias.
A paz no trânsito não é apenas a ausência de acidentes, mas também a presença de respeito, cortesia e empatia. Quando cada um assume a responsabilidade por suas ações, é construído um trânsito mais humano e seguro.
Em 2024, o Maio Amarelo teve como tema “Paz no trânsito começa por você”. Campanhas do Maio Amarelo foram realizadas pela Prefeitura de Marília em toda a cidade através da Emdurb, fornecendo serviços à comunidade e desenvolvendo iniciativas de conscientização. Dentre elas destacam-se:
- conscientização de trânsito com abordagens do pedágio educativo em diversos pontos da cidade;
- distribuição de panfletos educativos nos bairros e no centro da cidade;
- ações educativas na praça da Emdurb e escolas com a presença do projeto “Cidade Mirim de Trânsito” levando educação de trânsito as crianças;
- palestras educativas;
- ação “Amigo dos Ciclistas” na empresa Sorriso e Sest/Senat;
- roda de conversa e conscientização de um trânsito seguro com os pacientes do Centro de Reabilitação Lucy Montoro;
- ação conjunta com a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), divulgando vídeos de relatos dos esportistas da entidade que transmitiram suas experiências e impactos do acidente de trânsito em seu cotidiano.