MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sex. 29 abr. 2016

Proteção a maternidade e a estabilidade gestante

por Amanda Brandão
Gravidez-no-Trabalho

As leis trabalhistas trazem alguns pontos específicos sobre a maternidade

Hoje o assunto interessa de forma especial mulheres que têm um vínculo de emprego e desejam ter um filho. As leis trabalhistas trazem alguns pontos específicos sobre a maternidade, concedendo alguns direitos próprios durante o período de gestação e também logo após o parto.

É fundamental que seja assim, já que nesse período tanto a empregada como o seu futuro filho demandam uma atenção e um cuidado especial. Em princípio, é bom lembrar que é proibido qualquer tipo de discriminação ou assédio com aquelas trabalhadoras que estão grávidas.

Pelo contrário, a lei as protegem, garantindo certos direitos especiais durante esse período de sua vida. Qualquer comportamento contrário à lei poderá ser questionada na Justiça do Trabalho.

Estabilidade Gestante

A nossa Constituição Federal garante a estabilidade provisória a empregada gestante, desde a data da concepção até cinco meses após o parto.

Isso significa que mesmo que a trabalhadora não saiba que espera um bebê, a lei garante que ela não pode ser mandada embora do trabalho, a não ser em casos muito graves, o que geraria uma justa causa.

Não importa a data que a mulher comunicou o empregador da sua gravidez, o que vale é a data que o médico atestou a concepção do seu futuro filho.

Esta estabilidade alcança também os contratos por tempo determinado, por exemplo, o contrato de experiência. Além disso, mesmo se a trabalhadora estiver de aviso prévio, a sua estabilidade no emprego estará garantida, só podendo ser demitida após os cinco meses da data do parto.

Licença Maternidade

A legislação brasileira garante a toda empregada gestante o direito à licença maternidade de 120 dias, sem qualquer tipo de prejuízo dos salários e do emprego. Para sair de licença a empregada deve cientificar o patrão através do atestado médico, o que poderá ocorrer entre o 28º dia antes do parto e a data da ocorrência deste. Em caso de parto antecipado a mulher também terá direito aos 120 dias de licença.

Muitas empresas e órgãos públicos já estenderam esse período para 180 dias, por meio da Lei 11.770/2008, que institui a Empresa Cidadã. Mas é bom frisar que os 60 dias adicionais de licença não são obrigatórios para todos os empregadores.

Em casos de adoção judicial, também será concedida licença maternidade de 120 dias à adotante. Um aspecto importante de lembrar se referem aos casos de aborto não criminoso, onde o médico atesta tal situação e a mulher terá direito a um repouso remunerado de duas semanas.

Garantias à Gestante

A empregada gestante tem garantido a troca de sua função, quando a mesma for exigida devido as condições de sua saúde, que nunca poderão ser prejudiciais a ela e a seu filho.

Terá direito de dispensa de horário para realização de, no mínimo seis consultas médicas e demais exames complementares, sem prejuízo do seu salário. Para amamentar o próprio bebê, até que ele complete seis meses de idade, a empregada terá direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um, durante a sua jornada de trabalho.

São diversos aspectos especiais que alteram o contrato de trabalho durante a gravidez, trazendo mais segurança e conforto a empregada que vive essa situação tão especial em sua vida. Aqui tratamos dos principais deles.

Fique à vontade para mandar suas dúvidas e sugestões para o email: [email protected] ou acessar o meu Facebook – José Luiz Queiroz. Um grande abraço e um ótimo trabalho para vocês. Fiquem com Deus.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Homem com mandado de prisão é capturado após surto em Marília

Escolhas do editor

ÁGUA E ESGOTO
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtualAtendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Últimas notícias

Danilo elogia ações da Saúde e pede colaboração da população no combate à dengue
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie