Rizzo Parking retoma cobrança da Zona Azul nesta segunda-feira
A Rizzo Parking retornará os trabalhos com cobrança da Zona Azul em Marília nesta próxima segunda-feira (29). O estacionamento rotativo voltará a ser realizado nas ruas do Centro da cidade após decisão judicial que suspendeu a quebra de contrato feita pela Prefeitura de Marília. A determinação também cessa a multa que estava sendo aplicada contra a empresa.
A confirmação sobre a data de retomada da atividade foi feita na tarde desta sexta-feira (26) pela assessoria de comunicação da Rizzo Parking.
A concessionária do serviço havia demitido os funcionários no final do ano depois de a Prefeitura romper o contrato, em dezembro. Nesta semana, após a decisão favorável da Justiça, a empresa anunciou a contratação de 50 pessoas para possibilitar o retorno das atividades.
Não foi informado se haverá algum trabalho inicial de orientação aos motoristas sobre o retorno da cobrança.
ENTENDA
A Rizzo Parking já havia sido multada em novembro de 2022 pelos mesmos motivos que levaram à nova punição. Na ocasião, a sanção foi de 5% do valor do contrato – R$ 170 mil, dobrado agora para R$ 340 mil.
O contrato de concessão foi suspenso em fevereiro de 2022, menos de um ano depois do início da vigência, em agosto de 2021. Em março, a Justiça de Marília negou liminar à empresa, que recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
A Rizzo voltaria a operar na cidade no mesmo mês após liminar favorável na segunda instância. Em maio de 2022, a Prefeitura de Marília recorreu da decisão e teve seu recurso negado pelo TJ-SP. Em agosto de 2023, a Justiça de Marília agendou audiência para discussão do contrato para 6 de março de 2024.
Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Marília rompeu contrato com a empresa, que deixou de ser responsável pela administração das vagas rotativas em áreas conhecidas como Zona Azul. Nesta semana, contudo, uma decisão do TJ suspendeu as penalidades até o julgamento do mérito do processo.