MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qua. 17 jan. 2024
PARQUE CAFEEIRO

O gosto do nosso café

Ramon Barbosa Franco comenta o crescimento surpreendente da cafeicultura na região de Garça.
por Ramon Franco
Do alto do silo dá para ver o parque cafeeiro ao fundo (Foto: Ramon Barbosa Franco)

Tudo começa com uma xícara de café, inclusive o nosso dia, na maioria das casas, não? O café é uma das mais valorizadas commodities mundiais, ficando atrás somente do petróleo. Commodity é uma mercadoria de origem primária, de consumo mundial, e por isso sua negociação ocorre nas bolsas de valores.

No mundo financeiro, com destaque à operação de mercado futuro, o café só perde para o petróleo. Uma das três bebidas mais populares, ao lado do chá e da água, tem ligação com a fundação de Marília e com a colonização do Oeste paulista.

No livro ‘Cidades Mortas’, publicado no ano de 1919, o escritor Monteiro Lobato descreve numa série de contos a derrocada do Vale do Paraíba paulista após a decadência do parque cafeeiro. No mesmo ano em que o autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo trouxe à tona suas 25 narrativas enxutas, entre elas ‘Os perturbadores do silêncio’, ‘A vida em Oblivion’ e ‘A noite de São João’, Antônio Pereira e seu filho Pereirinha iniciavam a ocupação do espigão elevado que inicialmente fora chamado de Alto Cafezal e, posteriormente, viria a se tornar o município de Marília.

No Estado de São Paulo, que como ficou claro tem sua história ligada à oligarquia cafeeira – sendo inclusive, ao lado de Minas, a locomotiva política da Primeira República, na época do ‘café (SP) com leite (MG)’ – três regiões possuem o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): Alta Mogiana, Região de Pinhal (Média Mogiana) e Região de Garça.  Existem duas modalidades de IG, a Denominação de Origem (DO) e a Indicação de Procedência (IP). A indicação de origem de Garça, por sua vez, abrange 15 cidades e Marília está entre elas, além de Fernão e Vera Cruz.

A primeira exportação do café produzido na região de Garça é datada de 1968 e atualmente mais de 20 países sentem o gosto do nosso café. A tendência dos parques cafeeiros desta região é o aperfeiçoamento, seja na técnica do plantio, no manejo – inclusive com irrigação precisa – processos de secagem, estocagem e distribuição.

O parque cafeeiro da Alta Mogiana, região que abrange Franca, Patrocínio Paulista, Batatais e outras 12 cidades é cultivado há mais de 100 anos, enquanto o da Região de Pinhal – que engloba Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, entre outros quase na divisa com Minas Gerais – vem sendo produzido desde o ano de 1850.

Das três regiões, Garça é a ‘caçulinha’ e sua tendência é sim despontar para inúmeros consumidores ávidos em degustar a nova procedência. A afirmação é técnica, e não ufanista em defesa da nossa bebida, pois a cada ano as fazendas produtoras de café da nossa região se aperfeiçoam e buscam a qualidade de modo permanente.

Antes de encerrar, lembro que atualmente o café gera oito milhões de empregos diretos no Brasil e o país é o maior produtor de café com certificação, segundo dados oficiais. E se fosse permitido, um século depois de ‘Cidades Mortas’, no Vale do Paraíba, Lobato poderia escrever contos sobre a cafeicultura da região de Garça sob o título de ‘Cidades Vivas’!

***

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor dos livros ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta Editoriais), ‘A próxima Colombina’ (Carlini & Caniato), ‘Contos do japim’ (Carlini & Caniato), ‘Vargas, um legado político’ (Carlini & Caniato), ‘Laurinda Frade, receitas da vida’ (Poiesis Editora) e das HQs ‘Radius’ (Mustache Comics), ‘Os canônicos’ (LM Comics) e ‘Onde nasce a Luz’ (Unimar – Universidade de Marília), [email protected].

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie