Prefeitura de Marília promove Encontro Regional de Saúde do Trabalhador
A Prefeitura Municipal de Marília, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal da Saúde, organizou, nesta última semana, o Encontro Regional de Saúde do Trabalhador. O evento reuniu 300 agentes comunitários de saúde não só de Marília, mas também de municípios da região. O principal objetivo do encontro foi destacar a importância do trabalho desses profissionais e a relevância de seu papel na área da saúde do trabalhador.
Nesse contexto, o Ministério da Saúde desenvolveu o Caderno de Atenção Básica de Saúde do Trabalhador número 41, um recurso fundamental para aprimorar o cuidado à saúde proporcionado pelas equipes de atenção básica e equipes de saúde da família (eAB/eSF). Esse caderno leva em consideração o impacto do trabalho na determinação das condições de vida, saúde e doença dos trabalhadores.
O evento contou com uma palestra ministrada pela Dra. Thaís Lacerda e Silva, uma renomada doutora e analista de Educação e Pesquisa em Saúde na ESP – MG. Ela é uma das autoras do caderno e abordou aspectos conceituais, ferramentas para o manejo clínico, estratégias de intervenções terapêuticas e medidas de promoção e vigilância dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, tudo baseado no processo de trabalho das equipes.
Além disso, o evento também apresentou uma das experiências bem-sucedidas vivenciadas pela Unidade Estratégica da Saúde da Família da Vila Altaneira. Essa experiência garantiu o acesso a um atendimento de saúde de alta qualidade para a população trabalhadora.
Luciana Caluz Carvalho Pereira, supervisora do Cerest Regional de Marília, ressaltou que a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) não é algo novo a ser acrescentado à agenda das equipes, mas sim a incorporação de competências – conhecimento, habilidades e atitudes – relacionadas ao cuidado à saúde desse segmento da população nas práticas cotidianas. O evento demonstrou o compromisso da cidade com a promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras locais.