MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 29 set. 2023
REDE MUNICIPAL

Prefeitura de Marília inaugura sala de amamentação no Lar da Criança

Trata-se da 9ª sala instalada na rede municipal de ensino pelo Banco de Leite da Secretaria da Saúde.
por Marília Notícia
Inauguração foi realizada nesta semana no Lar da Criança (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Marília inaugurou, na manhã da última quarta-feira (27), mais uma sala de amamentação em unidade escolar do município, atendendo o berçário da entidade conveniada Lar da Criança. É a 9ª sala instalada na rede municipal pelo Banco de Leite da Secretaria Municipal da Saúde. Em breve, será inaugurada a 10ª unidade, localizada na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Catavento.

A iniciativa pioneira no Brasil, fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Marília, favorece um direito das mães trabalhadoras, com filhos pequenos, de aleitamento materno por pelo menos até os dois anos de idade.

A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, afirmou que a sala oferece ambiente adequado para a amamentação no peito, com poltronas confortáveis. Garante ainda geladeira para incentivar as mamães para que retire o próprio leite e envie em frascos esterilizados, identificados com o nome completo da criança para ser oferecido no período escolar.

A enfermeira destacou ainda que as mães em aleitamento materno exclusivo, ao retornar ao trabalho, precisam ser apoiadas e continuar oferecendo o leite materno. “O apoio da família e do empregador é muito importante para não interromper a amamentação. No caso do trabalho, é lei, é uma garantia da mulher”, declarou.

Em todo o País, por força de Lei Federal, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito a duas pausas, de 30 minutos cada, para amamentar. O benefício pode ser convertido a uma hora a menos de trabalho. Esse direito não interfere na licença maternidade de 120 dias.

CERIMÔNIA

A inauguração da sala de amamentação no Lar da Criança contou com a presença do vice-prefeito, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, presidente do Lar da Criança, Valter Cavina (ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Marília), supervisora do Banco de Leite, Sandra Domingues e dos vereadores Professora Daniela (PL), Vania Ramos (Republicanos) e Dr. Élio Ajeka (PP).

“É um orgulho para mim fazer parte desta administração, que tanto vem fazendo para melhorar a qualidade de vida da população, como essas salas de amamentação. Na minha infância, carente, o poder municipal não oferecia nada de alento para a população”, afirmou o vice-prefeito Cícero.

“Estamos ressignificando nossos espaços de educação, com uma política pública de valorização de todos, do aluno, dos professores, dos pais, em prol de um ensino e uma qualidade de vida melhor”, declarou o secretário da Educação, professor Helter.

“A manutenção do vínculo entre mãe e bebê é essencial para a saúde dessa criança, a amamentação é essencial e essas salas, esses ambientes e serviços vem facilitar, promovendo saúde e educação de forma conjunta”, afirmou o secretário da Saúde, Dr. Osvaldo.

O diretor-presidente do Lar da Criança, Valter Cavina, representando a entidade conveniada, que oferece berçário municipal e agora sala de amamentação, parabeniza a Prefeitura de Marília pelo empenho em melhorar cada vez mais a cidade. “Esse projeto beneficia o profissional, as empresas, o potencial de trabalho, ao oferecer espaço e serviço digno para as mães trabalhadoras poderem cuidar dos seus filhos”, finalizou Cavina.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
  • 2
    Carro de funcionária é furtado à luz do dia próximo ao HC em Marília
  • 3
    Agência bancária na região central é alvo de furto de cabos de cobre
  • 4
    Operação Cata-Treco atenderá seis bairros da zona norte de Marília

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

Câmara de Marília vota recursos para escolas e projetos de infraestrutura
Motorista entra na contramão e provoca acidente com motocicleta em Garça
Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie