Projetos digitais rendem prêmio ‘Prefeito Inovador’ à cidade de Marília
A transformação digital, que gerou eficiência, economia e otimização dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Marília, através das iniciativas ‘Marília Sem Papel’, atendimento via WhatsApp e plataforma ‘Meu Imóvel’, rendeu para a cidade e ao chefe do Poder Executivo, Daniel Alonso (sem partido), o Prêmio Prefeito Inovador.
Entregue durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, organizado na última quinta-feira (31), pela Rede Cidade Digital e Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), em Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília). Daniel Alonso foi representado na ocasião pelo vice-prefeito municipal, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL).
“É com muita alegria que estou aqui representando o prefeito Daniel Alonso, nesta tarde, e nos sentimos lisonjeados com o Prêmio de Prefeito Inovador 2023. Digo isso porque é ótimo ser reconhecido pelo trabalho prestado. Realmente, Marília é um município inovador, com diversas empresas que inovam diariamente e a Prefeitura Municipal de Marília criou o programa ‘Marília Sem Papel’, lançado em fevereiro, e que vem representando uma economia significativa”, afirmou o vice-prefeito.
Promovido no campus da Universidade Faculdades Integradas de Ourinhos, a Unifio, o fórum estimulou a inovação nos municípios brasileiros e, além de experiências de cidades paulistas, também foram apresentados desempenhos em municípios de outras regiões do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina.
Os resultados exitosos de Marília chegaram ao público presente através das explanações técnicas do secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto. “Levamos para o simpósio a continuidade da transformação digital de Marília, que vem promovendo novos conceitos e auxiliando enormemente as rotinas dos nossos servidores municipais”, contextualizou o secretário municipal.
De acordo com Yamamoto, a tecnologia é apenas um meio. “Todas as nossas iniciativas foram e serão para a valorização do servidor municipal, proporcionando ferramentas e mecanismos digitais que auxiliem no respectivo desempenho de suas funções públicas”, disse.
Só o Marília Sem Papel economizou na primeira fase de trabalho mais de R$ 3 milhões. “Nossa gestão é voltada para a eficiência e para o progresso contínuo de Marília. Ficamos felizes com o prêmio e agradeço muito ao vice-prefeito Cícero do Ceasa que me representou na oportunidade, já que tive uma agenda assumida anteriormente”, comentou o prefeito Daniel Alonso. O chefe do Poder Executivo lembrou que a inovação está no DNA de Marília e que a economia local é aquecida amplamente pelas empresas de TI. “Quase R$ 1 bilhão do PIB de Marília vem das empresas de inovação e da Tecnologia da Informação”, frisou.
Autoridades da região, como o prefeito em exercício de Garça, Flávio Peres, prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, prefeito de Paraguaçu Paulista, Antian Sassada, e o secretário municipal de Justiça de Ourinhos, Dr Luiz Fernando Quinteiro, prestigiaram o fórum da rede Cidade Digital. A secretária municipal de Assuntos Estratégicos de Marília, Marília Oliveira, acompanhou o vice-prefeito Cícero do Ceasa no evento.