Campanha ‘Marília Lilás’ tem programação especial durante o mês de agosto
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Centro de Referência da Mulher, promove a partir desta segunda-feira (7), a programação especial do Agosto Lilás, mês dedicado à prevenção e combate à violência contra a mulher. A iniciativa celebra os 17 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, marco legal fundamental na luta pelos direitos e proteção das mulheres brasileiras.
O mês de agosto é especialmente dedicado a conscientizar a sociedade sobre a violência que afeta milhões de mulheres em todo o país. A campanha, conhecida como ‘Agosto Lilás’, tem como objetivo informar, sensibilizar e mobilizar a população contra a violência doméstica e familiar, alertando para os diversos tipos de abusos.
A escolha da cor lilás como símbolo da campanha está relacionada à inspiração na flor violeta, que representa sensibilidade e respeito à dignidade das mulheres. Durante todo o mês, diversas atividades são organizadas para promover a reflexão sobre a violência contra a mulher e incentivar o engajamento de todos na busca por uma sociedade mais igualitária e segura.
17 ANOS
Neste ano, o Agosto Lilás também celebra os 17 anos da Lei Maria da Penha, um dos instrumentos jurídicos mais importantes na proteção dos direitos das mulheres. A Lei foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e leva o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil após sofrer tentativas de homicídio por parte de seu então marido, durante muitos anos.
A Lei Maria da Penha estabelece mecanismos para prevenir, punir e erradicar a violência, criando medidas protetivas que visam garantir a integridade física, psicológica, patrimonial e moral das vítimas. Desde sua promulgação, a lei tem sido fundamental para ampliar a conscientização sobre o tema e mudar paradigmas culturais relacionados à violência de gênero.
MARÍLIA LILÁS
O ‘Marília Lilás’ tem início nesta segunda-feira (7), no Terminal Rodoviário Urbano, em frente às catracas de acesso principal, às 8h, onde haverá a distribuição de materiais educativos para ampliar o conhecimento sobre os direitos das mulheres e os tipos de violência que podem sofrer, bem como contará com a presença da equipe do Ligue 180 (central de denúncias de violência contra a mulher).
Após a abertura oficial, o mês contará com uma série de atividades para a comunidade, incluindo palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas, prática de yoga e muito mais.
PROGRAMAÇÃO
Abertura oficial
07/08 – às 8h – Terminal Rodoviário Urbano
Palestra sobre a violência contra a mulher deficiente
15/08 – às s 14h – Centro de Referência da Mulher
Rua Quatro de Abril, nº 763 – Centro, Marília (SP)
Roda de Conversa com a mediadora psicanalista Rosangela Belini
22/08 – às 14h – Centro de Referência da Mulher
Rua Quatro de Abril, nº 763 – Centro, Marília (SP)
Palestra sobre a violência contra a população LGBTQIAPN+, com o presidente do coletivo Arco-Íris, Adilson Santos
25/08 – às 14h – Centro de Referência da Mulher
Rua Quatro de Abril, nº 763 – Centro, Marília (SP)
Encerramento oficial e prática de yoga com a professora Ana Paula de Souza
29/08 – às 14h – Centro de Referência da Mulher
Rua Quatro de Abril, nº 763 – Centro, Marília (SP)
INFORMAÇÕES
Secretaria Municipal de Direitos Humanos
Rua José de Anchieta, nº 95.
Fone: (14) 3402-4411
Centro de Referência da Mulher
Rua Quatro de Abril, nº 763.