Oeste Paulista vai ter o próprio festival de cinema em outubro
Entre 24 e 28 de outubro, Assis recebe a segunda edição do festival de curtas-metragens Curta Velho Oeste. Com o tema Todo canto é um mundo, o festival exibirá gratuitamente uma seleção variada de filmes na tela do Cine Fema Piracaia, um cinema de rua da década de 70, recém-restaurado, com capacidade para 580 espectadores.
Coordenado pelo Polo Audiovisual do Velho Oeste e produzido pela Oeste Cooperativa Audiovisual, o festival conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Durante cinco dias o público poderá assistir os filmes das mostras: Mostra Competitiva Interior Brasil, com curtas de todo o interior brasileiro; Mostra Panorama Velho Oeste, dedicada a curtas produzidos no Oeste Paulista; e Mostra Infanto-Juvenil, voltada para produções destinadas ao público mais jovem, especialmente alunos do ensino público municipal de Assis.
O festival ainda promoverá Debates com Realizadores após as exibições com as equipes dos filmes; Estudos de Caso de filmes produzidos no interior; e uma Oficina de Crítica Cinematográfica, tendo como produto final a escrita de críticas e atribuição de menções honrosas aos filmes da Mostra Competitiva Interior Brasil por meio do Júri Pé-Vermelho.
Os filmes concorrerão aos prêmios “Troféu Jacú de Melhor Filme – Escolha da Crítica” e “Troféu Jacú de Melhor Filme – Escolha do Público”, decididos por votação popular, além das Menções Honrosas oferecidas pelo Júri Pé-Vermelho, composto por alunos da Oficina de Crítica Cinematográfica.
Após a realização do festival em Assis, o II Curta Velho Oeste partirá em itinerância, percorrendo cidades do Vale do Paranapanema, onde será exibida uma seleção de curtas em parceria com o Festival Internacional de Cinema de São Paulo – Curta Kinoforum, uma ação apoiada pela Casa di Conti.
As inscrições de filmes são gratuitas, entre os dias 7 de junho a 19 de julho, pela plataforma www.curtavelhooeste.com.