Educação e PM reforçam o plano de segurança
O comando da Polícia Militar (PM) em Marília e a Secretaria Municipal da Educação realizaram nesta quinta-feira (13) uma reunião estratégica para traçar o plano de reforço no trabalho das rondas escolares e nas medidas de proteção de todas as escolas da rede.
O município esteve representado pela secretária-adjunta da Educação, Renata Guedes do Nascimento, que na ocasião representou o secretário Helter Bochi. O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I), tenente-coronel Alexandre Espindola Cardoso Ledo, conduziu a reunião de trabalho acompanhado pelos oficiais PM major André Luiz Collado, subcomandante do batalhão, e capitão Ana Cláudia Mathias Oliveira, oficial coordenadora operacional de todo o policiamento militar.
“A reunião visou justamente aprimorar as diretrizes e medidas que estão sendo tomadas para ampliarmos, ainda mais, a proteção dos estudantes, educadores e servidores da rede municipal de ensino”, explicou Renata.
O secretário da Educação não pôde comparecer por estar cumprindo agenda de trabalho fora de Marília, mas analisou a segurança escolar. “A nossa equipe de trabalho na Secretaria Municipal da Educação está de forma permanente atenta a tudo que ocorre. Reitero que nenhuma unidade escolar da rede municipal foi alvo de invasões ou ameaças, isso em mais de 80 anos de rede municipal. De forma efetiva, temos contado com o apoio da ronda escolar garantida pela Polícia Militar e o monitoramento 24 horas por câmeras controladas pela central de videomonitoramento da Prefeitura”, afirmou.
Todos os funcionários das escolas estão atentos a toda e qualquer movimentação contrária à rotina escolar. As equipes permanecem em constante comunicação com a Secretaria Municipal da Educação, com a Polícia Militar e com os militares responsáveis pela ronda escolar. “Aconselhamos os pais e responsáveis a acompanharem os celulares e redes sociais de seus filhos, e, caso sejam identificadas mensagens suspeitas, procurem os órgãos competentes como forma de garantir a segurança de todos”, observou Bochi.
PROTEÇÃO CONSTANTE
Renata esteve no quartel acompanhada pelas educadoras Daniela Rigoldi Del Nero Mota e Priscila Freire Lopes Facchini, respectivas supervisoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) da Secretaria Municipal da Educação.
Conforme explicou, a reunião foi altamente produtiva e um novo encontro já está agendado para acontecer. “Desta vez, estaremos contando com todos os diretores das escolas de Marília, quando daremos prosseguimento ao plano estratégico para ações integradas em segurança escolar municipal”, informou.
O prefeito Daniel Alonso (sem partido) afirmou que a participação de todos é imprescindível para a proteção das escolas mas, principalmente, para a imediata superação desta onda de boataria e de fake news, que nos últimos dias vêm alterando as rotinas das famílias. “As nossas escolas estão seguras, temos um apoio efetivo da Polícia Militar e mantemos o videomonitoramento da Ronda Azul. Afirmo que a participação de todos os envolvidos na construção de um ambiente escolar cada vez mais seguro é primordial, pois só assim poderemos garantir o êxito das ações que implementamos e a que iremos implementar”, concluiu.