‘Dinizismo’ vence primeiro título, mas ainda tem que se provar
O ditado popular afirma que a primeira vez ninguém esquece. Tenho certeza que o técnico Fernando Diniz jamais deixará de lembrar a conquista do título do Campeonato Carioca. A taça veio como uma vitória épica do Fluminense por 4×1 contra o Flamengo.
Diniz é apontado por todos analistas de futebol como o treinador mais promissor do Brasil, pois consegue apresentar qualidade em seus trabalhos. A forma autoral de fazer os seus times jogarem já até foi denominado pela imprensa por “Dinizismo”, mas sua afirmação só vai acontecer com resultados.
A maneira de valorizar a posse de bola e privilegiar o futebol bem jogado, por muitas vezes foi chamado de irresponsável e custaram vitórias, títulos e empregos. Dessa vez, Diniz parece ter encontrado equilíbrio no Fluminense e coloca a equipe carioca como uma das favoritas em todas as competições no Brasil e na América do Sul.
É bem verdade que o Fluminense atual é o melhor elenco que Diniz teve em suas mãos. Ele conseguiu formar a equipe mesclando jogadores promissores como o zagueiro Nino, o volante André e o atacante Arias, com a experiência do goleiro Fábio, do volante Felipe Melo, do lateral Marcelo, do meia Ganso e do atacante Cano.
A conquista do primeiro título também cria mais expectativas na equipe de Diniz. A partir de agora o Fluminense vai ter que lidar com a pressão do favoritismo.
O treinador já passou por uma experiência ruim quando dirigia o São Paulo. Sua equipe liderava o Brasileirão com folga e era apontada como virtual campeã, mas o time sucumbiu na reta final e Diniz foi demitido nas últimas rodadas da competição.
O clamor por Diniz é até exagerado com pedidos para ser o escolhido como novo comandante da seleção brasileira. Apesar de gostar do modelo e jogo de suas equipes, entendo faltar experiência para assumir um cargo de tão importância e com tamanha pressão.
A verdade é que Diniz venceu sua primeira taça, mas se colocou ainda mais no “olho do furação” e vai precisar se provar ao longo da temporada.
*
Pitacos do Matheus – pitacosdomatheus.blogspot.com
Instagram – @pitacosmatheus
Twitter – @matheus_hbrito