Pontos MIS realiza oficinas com Luiza Lusvarghi
Oficina gratuita sobre cinema e movimento feminismo no Brasil acontece para o público de Marília, graças ao convênio entre Prefeitura, Secretaria de Cultura e o Museu da Imagem e do Som (MIS).
Através do Pontos MIS, programa de difusão do audiovisual, a capacitação será realizada nos dias 10, 13, 17 e 20 deste mês, das 19h30 às 21h. A pesquisadora Luiza Lusvarghi conduzirá a oficina “Cinema e Feminismos – As Diretoras Brasileiras”. Indicada para pessoas acima de 12 anos, as inscrições podem ser realizadas no link [clique aqui].
Luiza Lusvarghi é autora dos livros “De MTV a Emetevê” (Cultura, 2007) e “Narrativas Criminais da Ficção Audiovisual da América Latina” (Appris, 2018) e uma das organizadoras da coletânea “Mulheres atrás das câmeras – cronologia das cineastas brasileiras de 1930 a 2019” (Estação Liberdade, 2018), finalista do Prêmio Jabuti 2019 e coordenadora do grupo de pesquisa cinema da Intercom.
Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante a oficina a crítica de cinema abordará três temas, começando por um resumo histórico sobre as pioneiras do cinema, seguido por uma discussão sobre a participação feminina na direção da sétima arte e, por fim, uma análise do cinema.
Durante a explanação do primeiro tema, serão apresentadas trajetórias das primeiras cineastas e seus nichos de atuação, contextualizados na história do cinema nacional. Em seguida, será discutida a participação das mulheres na direção cinematográfica, considerando tanto o cinema nacional quanto o internacional. Por fim, serão analisados os conceitos teóricos feministas e sua relação com a produção cinematográfica feminina brasileira. Através desses tópicos, os participantes da oficina terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a história e a presença das mulheres no cinema, bem como sobre as teorias feministas que fundamentam a produção audiovisual feminina.
Além de pesquisadora e escritora, Luiza Lusvarghi é integrante do Grupo Genecine – Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais – da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Abraccini, e membro dos coletivos Elviras de críticas de cinema. Possui mestrado, doutorado e pós-doc pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realiza pesquisas em multimeios na Unicamp.