Assis reforça apreensão de animais de grande porte
A Defesa Civil de Assis (distante 75 quilômetros de Marília) tem realizado um trabalho permanente de conscientização junto aos proprietários de animais de grande porte na cidade.
Porém, por irresponsabilidade de alguns tutores, muitos animais estão sendo apreendidos e levados ao Posto de Recolhimento e Apreensão de Assis. O proprietário pode incorrer em multa diária.
De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fábio Nossack, a região de maior incidência de animais soltos em vias públicas é a do Colinas, Nova Assis e David Passarinho. Recentemente, um acidente aconteceu na alça de acesso da Rodovia que liga Assis – Tarumã, entre um animal de grande porte e um veículo. Felizmente não houve vítimas.
“Animais de grande porte em vias públicas são um risco para toda a população e para o próprio animal. Eles passam a perambular pelas ruas, até mesmo se alimentando de lixo, o que caracteriza maus-tratos, e as penalidades para esses casos são mais severas, pois a autuação é realizada pela Polícia Ambiental, que aciona a Defesa Civil para a apreensão deste animal”, comenta.
O coordenador explica que o proprietário tem o prazo de sete dias para retirar o animal, caso contrário, poderão ser considerados abandonados e irão para adoção. O valor é cobrado em Ufesp, que cada uma equivale a R$ 34,26.
“É cobrado do dono do animal recolhido, uma taxa de apreensão no valor de quatro Ufesp mais duas Ufesp/dia/animal limitando há sete dias para a cobertura das diárias na estadia no Posto de Recolhimento” salienta.
Os canais para denúncias são através do WhatsApp da Prefeitura. Para iniciar o atendimento virtual é só enviar um ‘oi’ para o número (18) 3302-3300 [clique aqui para iniciar um conversa] e digitar @animais.
Na sequência será solicitado que informe detalhes da localização do animal, inclusive com envio de fotos. A queixa também pode ser feita através do Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou ainda pelo 190, principalmente em horários noturnos para que haja mais agilidade no atendimento.