Marília conta com mais de 1,8 mil famílias unipessoais
Marília promove a atualização de dados do Cadastro Único para famílias unipessoais registradas na cidade. Atualmente são mais de 1,8 mil cadastros para checagem imposta pelo Ministério da Cidadania, com o objetivo de apurar suspeitas de possíveis irregularidades.
As famílias incluídas na Averiguação Cadastral Unipessoal são compostas apenas por apenas um membro. Em Marília, são 1.831 que devem ter os dados analisados. O público inclui famílias beneficiárias dos programas Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
O objetivo é verificar se a família é realmente unipessoal. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e gestora do Cadastro Único em Marília, Wania Lombardi, destaca a necessidade de as famílias agendarem o atendimento o quanto antes. Quem perder o prazo pode ter o benefício suspenso.
“Algumas vezes, o marido ou a esposa arruma um emprego com carteira assinada, mas vai até CadÚnico e diz que se separou, pois quando consegue uma renda perde o benefício. Então eles moram na mesma casa, convivem, mas declaram que se separaram. Em outras situações, a pessoa fala que não mora mais com a família, apenas para receber o benefício”, explica Wania sobre algumas irregularidades constatadas.
Com o grande número de famílias apontadas no processo de Averiguação Cadastral Unipessoal, para melhor atender todos os usuários, o município adotou o protocolo de realizar o atendimento apenas mediante agendamento prévio.
Para realizar o agendamento, as famílias devem entrar em contato por meio do número (14) 3434-1840, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e marcar horário para o atendimento qualificado com um técnico do município.
Para atualizar a situação, o município deve responder um questionário específico disponível no Portal Cadastro Único, em que informará ao Ministério da Cidadania o resultado da apuração feita junto à família, seja após solicitar o comparecimento ao posto de atendimento do Cadastro Único ou após realizar visita domiciliar.