Família Unipessoal deve atualizar Cadastro Único
Em razão da grande quantidade de famílias unipessoais cadastradas ou que tiveram seus dados atualizados depois de novembro de 2021, o Ministério da Cidadania decidiu fazer uma ação de checagem da composição familiar.
As famílias incluídas na Averiguação Cadastral Unipessoal são compostas apenas por uma pessoa.
Esse público inclui as beneficiárias dos programas Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Além disso, inclui também as cadastradas que não são beneficiárias de nenhum desses programas sociais, mas que foram identificadas como unipessoais.
O objetivo da ação é verificar se realmente se trata de uma família unipessoal. Para isso, o município deve responder um questionário específico disponível no Portal Cadastro Único, em que informará ao Ministério da Cidadania o resultado da apuração feita junto à família, seja após solicitar o comparecimento ao posto de atendimento do Cadastro Único ou depois de realizar visita domiciliar.
Devido ao grande número de famílias apontadas no processo de Averiguação Cadastral Unipessoal e, para melhor atender aos usuários, o município adotou o protocolo de agendamento prévio. Para isso, as famílias devem entrar em contato por meio do número (14) 3434-1840, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e marcar horário para o atendimento qualificado com um técnico do município.
Wania Lombardi, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e gestora do Cadastro Único em Marília, lembra que é importante que as famílias se atentem aos prazos estabelecidos pelo governo federal para a realização da atualização cadastral e agendem o atendimento o quanto antes.
“Solicitamos que as pessoas que realizaram a inscrição no Cadastro Único declarando que moravam sozinhas atualizem seu cadastro, o mais rápido possível, visando evitar o impedimento na liberação do benefício, bloqueio e até mesmo a exclusão do cadastro”, conclui a secretária.