Sesi auxilia indústrias de Marília e região a se enquadrarem no e-Social
Até julho deste ano, mais de 310 mil fiscalizações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) foram realizadas no Brasil pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho. Só em 2020, foram quase 17 mil no Estado de São Paulo, com mais de sete mil notificações ou irregularidades, de acordo com o Radar da SIT. Para proteger a integridade física de funcionários e evitar as irregularidades e autuações durante uma fiscalização, é necessário fazer um planejamento e criar políticas de SST.
Ambientes seguros e saudáveis proporcionam aos trabalhadores condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias, favorecem a produtividade e aumentam a competitividade da empresa. Para atender às empresas de todos os portes, o Sesi-SP conta com a Trilha de Segurança e Saúde no Trabalho, oferecendo serviços e soluções na área de SST em seis etapas. São diagnósticos, laudos, serviços de higiene ocupacional, atendimento médico ocupacional, assessorias e consultorias especializadas, para atender as necessidades da empresa e para que ela fique em dia com as normas regulamentadoras.
TEMPEROLA
Para a responsável pelo controle de qualidade da Temperola, Gisele Pereira Paes Nascimento, mais do que promover a segurança dos funcionários e resguardar as empresas, o possibilita garantir a qualidade do produto.
“Quando defendemos a ideia que a empresa tem qualidade do produto, não é algo só relacionado à segurança alimentar, mas também um bom ambiente para o meu colaborador. Afinal quem faz a qualidade do produto é o colaborador que tem o contato direto com o alimento. Quando fornecemos um ambiente seguro, informações adequadas e treinamentos, através desse programa que o Sesi disponibiliza, proporcionamos um ambiente de qualidade, e a qualidade é assegurada para o próprio produto também”, ressalta. A Temperola possui cerca de 30 colaboradores.
COMO FUNCIONA A TRILHA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DO SESI?
As duas primeiras etapas são gratuitas para empresas beneficiárias do Sesi-SP. Conheça todas as etapas da trilha e entenda como elas são importantes para a sua empresa:
- Etapa 1 – Diagnóstico SST
Diagnóstico preventivo do cumprimento aos requisitos legais de Segurança e Saúde no Trabalho. Trata-se de todos os itens das Normas Regulamentadoras que são aplicáveis à indústria.
- Etapa 2 – PGR
Contempla o inventário de riscos ocupacionais e o cronograma de ações.
Substitui o antigo PPRA – NR09.
- Etapa 3 – Normas Regulamentadoras (NRs)
Referente às normas de Saúde e Segurança do Trabalho, incluindo os cursos em NRs. Um conjunto normativo vigente pela portaria 3214/78, que atualmente
conta com 37 normas, incluindo a capacitação aos trabalhadores que executam trabalhos com riscos específicos que demandam de medidas de controle e procedimentos para sua execução de forma segura.
- Etapa 4 – Auditoria eSocial
Apoio para análise de inconsistências dos processos de SST que serão reportados ao Governo. Envio de relatórios mensais contendo o número de inconsistências identificadas no período e valores das multas evitadas.
- Etapa 5 – Assessorias SST
Diagnóstico de aderência normativa ou processos internos, avaliação e auditoria interna, implantação de norma ou serviço.
- Etapa 6 – Vacinas
Contempla vacinas ocupacionais e contra Influenza.
- Etapa Extra* – Conteúdos Educativos
Conteúdos digitais técnicos educativos e webinars.
COMO SOLICITAR OS SERVIÇOS NO SESI?
A coordenadora de relação com a indústria e mercado do Sesi, Vanessa Carla Stefanine Sapucaia, explica que a solicitação pode ser feita através do telefone (14) 9 8130-0838 [clique aqui para iniciar uma conversa] ou pelo site marilia.sesisp.org.br/sesi-marilia-para-empresas.