MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
seg. 12 dez. 2022

Aliados querem recriação da Secretaria de Portos

por Agência Estado

Sob pressão de parte de aliados, em especial de parcela do MDB, o governo eleito ainda discute se manterá o Ministério da Infraestrutura no formato atual ou se irá recriar a Secretaria de Portos com status de ministério, em organograma que perdurou durante as gestões petistas. Hoje, a pasta congrega transportes terrestres, aviação e portos. Se desmembrar, não só o setor portuário como o de aviação pode ganhar uma pasta.

De acordo com integrantes do governo eleito, a solicitação para o desmembramento parte do grupo do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que quer colocar um apadrinhado para comandar a eventual Secretaria de Portos com status de ministério. Barbalho já ocupou esse posto em 2015 e 2016, durante o governo Dilma Rousseff (PT).

A área, tradicionalmente cobiçada pela ligação com as companhias portuárias (Docas) federais, ganha ainda mais relevância no momento em que se discute o futuro modelo de administração dos portos públicos. A gestão Bolsonaro (PL) iniciou o processo de privatização das Docas, começando pela Codesa, estatal que administrava os portos de Vitória e de Barra do Riacho no Espírito Santo. O plano era vender também a SPA, que gerencia o Porto de Santos, mas não houve tempo hábil para emplacar o leilão.

O governo eleito já indicou que não quer dar continuidade a esse modelo, mas que pensa em estruturar outra forma de aumentar a participação da iniciativa privada na área – concedendo, por exemplo, serviços específicos das Docas, como o de dragagem.

O desenho final do ministério, contudo, continua em discussão. O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) é um dos principais cotados para assumir a pasta. Não está descartado, contudo, que o comando possa ficar com Miriam Belchior, que foi titular do Planejamento e coordenadora do PAC nas gestões petistas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
  • 2
    Corpo de idosa é localizado em poço após escavação de quase 30 metros
  • 3
    Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
  • 4
    Polícia apura novo furto de gado na zona rural de Marília; sete garrotes foram levados

Escolhas do editor

CIDADES
Campina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após rupturaCampina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após ruptura
Campina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após ruptura
INFRAESTRUTURA
Prefeitura interdita trecho da rua 15 de Novembro para obras nesta sexta-feiraPrefeitura interdita trecho da rua 15 de Novembro para obras nesta sexta-feira
Prefeitura interdita trecho da rua 15 de Novembro para obras nesta sexta-feira
GOLPE COM ENDEREÇO
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimasEsquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
EDUCAÇÃO
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até marçoObra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Últimas notícias

Campina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após ruptura
Caminhão pega fogo na SP-294 e provoca interdição da pista em Gália
Moto furtada é localizada na casa da mãe do investigado pelo crime, durante ação da PM
Cursinho alternativo da Unesp abre 180 vagas gratuitas em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie