Ação pede doação de sangue para estudante ferido
Uma campanha lançada nas redes sociais pede doação de sangue O positivo para o estudante de medicina Marco Aurélio Piva Jorge Parise, que ficou gravemente ferido no acidente registrado na manhã da última sexta-feira (25), na rodovia Rachid Rayes.
Parise seguia em um carro com outros quatro colegas do curso de medicina. O jovem segue internado no Hospital das Clínicas (HC), em estado grave. Boletim divulgado na manhã desta terça-feira (29) informa que o estudante permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O veículo foi atingido por um caminhão, ao fazer uma conversão na pista. O motorista do carro foi preso por dirigir embriagado e um dos passageiros morreu no local.
As doações devem ser feitas no Hemocentro de Marília, que fica na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata. Desde o dia do acidente, Marco Aurélio permanece internado na instituição de saúde.
QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos.
Veja abaixo:
- ter entre 16 e 69 anos (lembrando que se você tem 16 e 17 deve estar acompanhado de um responsável);
- pesar mais de 55 quilos;
- os homens podem doar a cada 60 dias, com o máximo de quatro doações por ano;
- as mulheres podem doar a cada 90 dias, com um máximo de três doações por ano;
- não há necessidade de jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos e, caso sua refeição seja abundante, aguarde até horas para realizar a doação.