Prefeitura premia destaques da Olimpíada Municipal de Matemática
A Prefeitura de Marília promoveu na tarde desta última terça-feira (8) a premiação de 35 alunos finalistas da Olimpíada Municipal de Matemática, desenvolvida com as turmas de 2º ao 5º ano das escolas de Ensino Fundamental que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
A Olimpíada Municipal de Matemática é uma competição científica idealizada pela Secretaria da Educação de Marília com vistas a transformar a relação das crianças com esse Componente Curricular desde os anos iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem.
Os finalistas fazem parte dos 4.100 alunos que participaram da 1ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) Mirim, uma olimpíada matemática direcionada aos alunos de 2º ao 5º ano das escolas públicas de todo o país.
“Nossos alunos realizaram provas compostas por 15 questões matemáticas, sendo que os 35 alunos que obtiveram melhor desempenho na OBMEP Mirim garantiram sua participação na Olímpiada Municipal de Matemática”, relatam as Supervisoras da Educação Básica, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti.
De acordo com as supervisoras, a organização de uma olimpíada em nível municipal faz parte de um rol de ações projetadas para este ano letivo no intuito de desenvolver competências e habilidades matemáticas imprescindíveis para a educação integral dos alunos.
A solenidade de premiação ocorreu no auditório do gabinete do prefeito (2º andar do Paço Municipal) e contou com a presença do vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL); do secretário da Educação, Helter Bochi; das supervisoras pedagógicas de Emef, das equipes gestoras das escolas municipais, dos membros do Rotary Club de Marília de Dirceu, dos professores e dos pais dos alunos destacados.
Na Categoria Mirim 1 (alunos de 2º e 3º ano) foi premiada em 1º lugar a aluna Bianca Valessi de Oliveira (Emef Olímpio Cruz); em 2º lugar a aluna Heloísa Carolino de Oliveira (Emefei Antonio Egéa) e em 3º lugar o aluno Antônio Pereira da Costa Neto (Emefei Chico Xavier).
Os premiados na Categoria Mirim 2 (alunos de 4º e 5º ano) foram: Murilo Santos Rocha (Emef Sofia Barbosa) classificado em 1º lugar; Filipe Ramires dos Santos (Emef Nivando Mariano) em 2º lugar e a aluna Eduarda Dias de Lima Modesto (Emef Myrthes Pupo) em 3º lugar.
Todos os alunos participantes da Olimpíada Municipal de Matemática foram premiados com medalha e certificado de Honra ao Mérito, sendo que os classificados em 1º, 2º e 3º lugares e seus respectivos professores foram também contemplados com um kit composto por livros de literatura, caderno personalizado e materiais escolares.
Destaca-se a premiação de duas bicicletas oferecidas aos alunos que conquistaram o 1º lugar em cada categoria e um jantar aos seus respectivos professores.
Todo o público presente foi agraciado com a peça teatral “Quem parte e reparte” brilhantemente encenada pelos alunos da Emef “Profª. Cecília Alves Guelpa”. A adaptação do conto russo escrito pela autora Tatiana Belinky trouxe à tona o uso de estratégias diferenciadas para a resolução de problemas, com um leve toque de humor e esperteza dos personagens envolvidos.
Essa e outras ações realizadas pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação têm como objetivo primordial tornar alunos e professores protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, agregando experiências de vida importantes para o crescimento dos mesmos enquanto cidadãos.