Marília recebe o seminário do Projeto Hip Hop Interior
Marilia recebe neste domingo (13), das 10h às 16h, o projeto Hip Hop Interior – Seminário de Cultura. Evento acontecerá no Auditório Municipal Professor Octávio Ligneli (piso superior), localizado na avenida Sampaio Vidal, 245.
A programação é gratuita e contará com oficina de street dance, exposição de grafitti e roda de conversa sobre políticas públicas para o hip hop.
Com o tema “Desafios e Reconstrução do Hip Hop Pós-pandemia”, o seminário abordará os desafios dos agentes da cultura Hip Hop, dos coletivos de resistência artística e periférica para salvaguardar as condições, tradições e as formas de fazer, viver e pensar o acesso às políticas públicas da cultura hip hop.
As inscrições para participar da oficina de street dance podem ser feitas na Casa de Cultura ou pelo telefone (14) 3434-1889 até as 16h do dia 11 de novembro. Para tanto, basta informar o nome completo e o RG. Serão oferecidas 35 vagas e os participantes da oficina terão direito ao certificado.
Um dos destaques do evento é o MC Marcello Gugu, educador Social, um dos fundadores da Batalha do Santa Cruz, criador do Infinity Class e coordenador do hip hop da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Outras presenças de destaque nacional já confirmadas no seminário são: B. Girl Lu, Rapper Beto Teoria, B. Boy Fernando Lopes e o Rapper Markão II (confira a programação completa abaixo).
O Seminário de Hip Hop é contemplado pelo Proac Editais 2021, realizado pela Produtora Cultural Marysa Ébano de Tupã, conta com parceria da ONG Umont de Tupã, Instituto Acesso Popular de Bauru e das Secretarias Municipal da Cultura das Prefeituras de Marília e Presidente Prudente.
Segundo o secretário da Cultura, André Gomes, “o hip hop é uma das expressões da nossa cultura e tem se transformado em um movimento importantíssimo para o resgate da cidadania e da autoestima da juventude marginalizada, avaliou o secretário.”
PROJETO
O projeto “Hip Hop Interior – Seminário de Cultura Hip Hop do Centro Oeste Paulista” desde 2011 se tornou um principal encontro de discussão, formação, troca de conhecimento, apresentações, homenagens, com início de mapeamento, elaboração e formatação de um plano regional com metas, diretrizes para construção de políticas públicas da cultura Hip Hop, com participação de fazedores de cultura da região do Centro-Oeste paulista e convites para gestores/representantes municipais.
Com atividades presenciais e acesso gratuito para todas as idades e tribos urbanas, com participação de lideranças comunitárias, produtores, gestores, empreendedores, pesquisadores, estudantes e artistas das principais cidades do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
HIP HOP INTERIOR – Seminário de Cultura Hip Hop do Centro Oeste Paulista
Dia: 13/11 (domingo) de novembro
Horário: 10h às 16h
Local: Auditório Municipal “Prof. Octávio Lignelli” (piso superior) – avenida Sampaio Vidal, 245
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Oficina de Street Dance
Fernando Lopes
10h às 11h30 – com certificado
Intervalo para almoço
RODA DE CONVERSA E HOMENAGEM A DESTAQUES DO HIP HOP DE MARÍLIA E POCKET SHOWS
13h às 16h
Tema geral: “Desafios e Reconstrução do Hip Hop Pós Pandemia”
• Políticas Públicas para o Hip Hop
• A importância de articulação regional e estadual
• Plano de Ação para o Futuro
– LU: B. Girl, integrante da Icamiabas Crew, Produtora Cultural, Arte Educadora, Profissional de Educação Física, membro da Diretoria de Breaking CNDD – responsável pela gestão da modalidade “Olímpica Breaking no Brasil no Ciclo 2024”, Treinadora da Seleção Brasileira de Breaking.
– MARCELLO GUGU: Mc, educador social, Tedx Speaker, foi um dos fundadores da Batalha do Santa Cruz, criador do Infinity Class e coordenador do Hip Hop da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
– BETO TEORIA: Rapper, cantor, compositor, Produtor Cultural, Membro Fundador da Nação Hip Hop Brasil, Formado em Gestão Pública, Assessor da Deputada Leci Brandão.
– FERNANDO LOPES: Cantor, compositor, B.Boy e Instrutor de Street Dance, educador social, Membro Fundador da Casa do Hip Hop de Ribeirão Pires
– MARKÃO II: Rapper dos Grupos DMN e Realidade Cruel e foi chefe de gabinete da SMPIR/SP.