Saúde alerta para a sazonalidade da H1N1 e orienta vacinação
A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população de Marília sobre a sazonalidade da gripe H1N1. Ao Marília Notícia, a pasta informa que essa época do ano é propícia para a proliferação do vírus Influenza e o aparecimento dos casos.
Segundo a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni, a melhor prevenção contra os quadros mais graves da doença é a vacinação.
“Estamos em período de vacinação e recomendamos que as crianças tomem a vacina, que está aberta a qualquer público. De outubro até julho a gente tem a sazonalidade de Influenza. Fica como alerta para as mães que não levaram os filhos para vacinação, para estarem levando”, diz.
Ao MN, Alessandra também descarta boatos de um suposto surto de H1N1 nas escolas de Marília. A supervisora esclarece que a mãe de uma única criança de uma escolinha municipal levou o filho ao médico e ele fez o teste para a doença em laboratório.
“A gente deu orientação para essa família, mas não se trata de um surto. A gente faz a recomendação para manter a criança afastada pelo período da gripe – de sete dias – e questiona se na escola há alguma outra criança gripada. Nós ficamos sabendo [deste caso], mas não recebemos a notificação ainda”, informa.
A vacina da Influenza trivalente (popularmente chamada de vacina contra a gripe) utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina é eficaz contra H1N1, H3N2 e o tipo B.
O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde do município e pode ser aplicado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.