Residentes da Unimar elogiam estrutura da Saúde de Pompeia
Médicos da Unimar, residentes nas UBSs e USFs de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília), estiveram no Departamento de Higiene e Saúde (DHS) na manhã desta quarta-feira (21) para uma reunião com o superintendente, Adalberto Bento.
O objetivo do encontro foi analisar e reafirmar o compromisso dos futuros médicos, neste espaço de conhecimento do serviço público de saúde.
Na ocasião, a estrutura da rede municipal de saúde foi elogiada pelos docentes de medicina. Pompeia conta com sete postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), três Unidades Básicas de Saúde (UBS), dois Centros de Especialidades Médicas, um Centro de Fisioterapia, um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro Odontológico e um Samu Regional, além da Santa Casa.
“Estamos em Pompeia para fazer a residência que a universidade e a profissão de medicina exigem. Há uma parceria entre o HBU e o DHS que impressiona, desde o acolhimento do paciente até o diagnóstico, com exames rápidos e possíveis graças aos convênios firmados com clínicas particulares de diagnóstico e imagem, além da prescrição dos mais diversos tipos de medicamentos que são fornecidos de maneira gratuita. Esta inserção na rede municipal de saúde faz toda a diferença no nosso aprendizado. Estamos cada vez mais surpresos com toda a estrutura da saúde em Pompeia”, comentaram os residentes, Davi Cassiano Ueda Simensato e Abdul Latif Hamzé.
Para Adalberto, esta inclusão dos residentes a rotina das unidades é extremamente importante, pois mostra o interesse somado à assistência que eles podem oferecer.
“A parceria que o curso de Medicina da Unimar tem com nossas Unidades de Saúde está funcionando muito bem e é fundamental na formação destes novos médicos, ainda mais com a excelência na saúde pública que a cidade de Pompeia apresenta, com notório diferencial nos atendimentos, consultas ágeis agendadas em até 30 dias, exames céleres e mais de 500 tipos de medicamentos licitados disponíveis na nossa Farmácia Municipal, muitos destes, entregues na casa do paciente. Fomos elogiados não só pela estrutura, mas pela seriedade das ações, pois trabalhamos sem medir esforços, com todo respaldo da prefeita Tina, que tem em sua gestão a Saúde como prioridade”, concluiu o gestor.