Saúde anuncia que parte de UBSs terão equipes noturnas
Por meio das redes sociais, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, Sérgio Nechar, anunciaram no final da tarde desta quinta-feira (8) que cinco unidades básicas de saúde (UBSs) devem iniciar em breve o atendimento no período noturno.
O projeto, chamado inicialmente de “Melhor Hora”, determina que, à princípio, quatro UBSs deverão funcionar em novo horário, até às 23h. São elas: Nova Marília, Santa Antonieta, Altaneira e Chico Mendes. A quinta unidade escolhida, a UBS Cascata, deve ser a última a ter o novo horário implantado, em uma próxima etapa do projeto.
O objetivo é que exista uma unidade com horário estendido funcionando em cada região da cidade (zonas leste, oeste, sul, norte e central).
A primeira delas a ter novo horário de funcionamento será a UBS do bairro Nova Marília. Uma reunião no início da próxima semana vai definir a data em que a mudança será colocada em prática.
As cinco unidades vão contar com médico generalista para o período noturno, para atender adultos e crianças. O objetivo é desafogar as unidades de pronto atendimento (UPA Norte e PA Sul) e permitir que as pessoas que trabalham durante o dia, tenham condições de comparecer à UBS no período da noite.
As unidades irão oferecer o mesmo tipo de atendimento prestado durante o dia, mas ampliando a oportunidade para quem não consegue chegar até 17h – horário de atendimento atual.
Nechar estima que o projeto irá desafogar em até 70% as demandas da UPA Norte e do PA Sul, que são voltadas para atendimentos de urgência e emergência.