Guia definitivo para começar a estudar e dominar qualquer concurso
Costumo dizer que bom concorrente é aquele que antecipa o edital.
Sim, parafraseei isso por alguém, mas o fato é que se você esperar a publicação do edital do concurso que deseja ingressar, certamente encontrará a realidade dura com relação aos outros estudantes, ora concorrentes, à sua frente na hora de realizar a prova e tudo o que tem que fazer com isso envolve preparação.
É importante começar a organizar seus estudos o quanto antes, porque nesta organização você consegue identificar em qual área (conteúdo) precisa se dedicar mais. O mais importante é a dedicação.
O que é estudar e por que as pessoas estudam?
Ao tentar responder esta pergunta, você deve analisar alguns pontos, sendo eles:
- Como você estuda?
- Por que estudar?
- Quais as melhores formas de estudar?
- Quais técnicas utilizar para estudar?
Após responder todos estes questionamentos, você estará pronto para saber se realmente está apto e o suficientemente envolvido para iniciar sua preparação, para a tão almejada aprovação em um concurso público.
Concurso público SINÔNIMO DE embarcar em uma jornada de esforço, foco e altruísmo.
Quando você estiver pronto para dar o primeiro passo, a próxima etapa depende de um bom planejamento.
Então prepare-se antes mesmo de o edital ser publicado. Você pode começar com assuntos básicos como português.
Então, quando o edital sair, haverá menos disciplina para se preocupar. Mas quero lembrar que um bom concurseiro não descuida de nenhuma matéria, nem da mais simples que pareça. Estas matérias também podem ser decisivas.
Cinco dicas sobre como realizar suas provas sem suar a camisa
A primeira delas é se atentar que na maioria dos concursos públicos, grande parte do conteúdo cobrado através dos editais acaba em vários testes.
Assim, após decidir para qual concurso irá se dedicar, é interessante verificar qual foi ou foram as últimas bancas organizadoras do mesmo, podendo desta forma treinar intensamente o modo como o conteúdo é cobrado.
A segunda dica e não menos importante, é criar seu próprio material de estudo.
ISSO MESMO!!
Conforme vamos elaborando nossa base de estudo, com nossa própria escrita, isso faz com que nossa cognição assimile melhor o conteúdo a ser aprendido.
Terceira dica. Após ter elaborado seu material de base, passe a avisá-lo de forma constante, dessa forma você acabará fixando o conteúdo de uma forma natural.
Quarta dica. Reserve um momento de lazer. Faça dessa ocasião como um prêmio pela rotina de estudo que teve, no cérebro quando estimulado por recompensas, faz com que você tenha motivação, para obter o prêmio no final.
Quinta dica. Agora suponha que, mesmo que passe muito tempo e o edital do concurso que almeja ainda não tenha sido publicado, você pode usar esta oportunidade para testar seus conhecimentos em outros concursos nas quais nem pensou e de repente passar.
Seria um máximo, não?
Isso abre uma série de oportunidades, por assim dizer, da mesma área de estudo.
Então, comece seu planejamento e coloque-o em prática agora mesmo. Há vários concursos atualmente com editais abertos e outros que estão por abrir.
Saiba mais informações em Master Concursos.