Marília amplia quadro de servidores ambientais
Líder no Ranking Estadual do Programa Município VerdeAzul no quesito Município Sustentável, o município de Marília amplia a equipe técnica e avança nos cuidados ambientais, colocando a cidade entre as que se destacam sobre o tema no Estado de São Paulo.
Vanderlei Dolce, secretário do Meio Ambiente e Limpeza Pública, destaca o avanço realizado até o momento.
“Não é novidade a situação lamentável que encontramos a cidade quando assumimos a administração, com toneladas de lixo espalhados pelas ruas, nascentes assoreadas, arborização urbana deficitária, esgoto correndo a céu aberto, enfim, um meio ambiente em desequilíbrio, que colocava em riscos a saúde da nossa população.”
O gestor destaca que o setor foi organizado e metas foram criadas. “E, pelo segundo ano consecutivo, recebemos a certificação ambiental do Programa Município VerdeAzul, onde ocupamos a primeira colocação no ranking sobre sustentabilidade. Nem todas as ações ambientais refletem imediatamente, como plantar árvores, por exemplo, onde teremos bons resultados entre cinco ou dez anos, dependendo das espécies.”
Dolce diz que, por isso, é importante avançar. “Para que, em breve, nossa cidade se torne modelo em gestão ambiental na região. Mas já observamos grandes avanços, principalmente através da participação popular, que nos tem ajudado a cuidar de áreas públicas, evitando descartes incorretos, queimadas urbanas, e, ainda, cuidando de plantios de árvores e flores. Essa consciência ambiental pela qual Marília está passando refletirá durante décadas, cuidando não só da atual, mas também das gerações futuras”, destaca.
O secretário afirma que, desta forma, o município tem buscado melhorar o quadro de servidores, ao contar agora com os serviços de uma bióloga. “A profissional nos ajudará em temas importantes, como a eutrofização de alguns lagos, como no Jardim Marajá e, ainda, realizar nosso plano de arborização urbana e inventário e diagnóstico das nossas árvores, além de colaborar com a propagação da educação ambiental, onde assume a presidência da comissão que articula as ações sobre o tema”, diz o secretário.
Graduada em biologia pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e pós-graduada em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gabriela Guttier Gava está lotada na Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública e integra a equipe do Programa Município VerdeAzul Marília.
Além da bióloga, o município conta com os serviços de gestores ambientais, engenheira florestal, engenheiro agrônomo, médicos-veterinários, químicos e equipes operacionais que atuam no desenvolvimento das ações propostas, trabalhando para tornar Marília uma cidade referência em sustentabilidade, elevando a qualidade de vida da população, atraindo, assim, investidores visando à geração de novos empregos na indústria e comércio.