Retomada cultural em Marília tem teatro com agenda lotada
Com exceção das segundas-feiras – dia de limpeza e manutenção –, o Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” está com a agenda lotada com a retomada das atrações culturais em Marília. Mas o tradicional palco – no coração da cidade – não é o único espaço artístico do município. A arte local acontece em espaços privados, nas ruas e também nos bairros.
Marília conta com estruturas profissionais como o Teatro do Sagrado Coração – que se destaca pela capacidade –, além de sedes de associações, alguns centros comunitários e locais privados.
Entre os equipamentos públicos, destaque para a Biblioteca Viva de Marília “João Mesquita Valença”, o Bosque Municipal e o Espaço Cultural, que embora esteja fechado provisoriamente, já possui projeto de reforma e reabertura.
A retomada cultural em Marília depois da pandemia ocorreu de forma gradativa, mas teve alguns marcos. Um deles foi a abertura da agenda do Teatro Municipal. Rapidamente as datas foram reservadas e a ocupação neste primeiro semestre está próxima de 100%.
A agenda para o segundo semestre já está aberta e muitas datas já foram reservadas. São peças teatrais, apresentações musicais, shows de stand up comedy, dança, entre outras manifestações artísticas culturais.
Para promover eventos beneficentes – mediante entrega de alimentos, por exemplo –, os organizadores não pagam nada. Já os demais produtores culturais têm um custo de R$ 700 pela diária do espaço, além dos tributos municipais. Quem é registrado como Microempreendedor Individual (MEI) tem isenção de impostos.
Cristiane Cordeiro Barbosa, que atua na equipe de supervisão do teatro, explica que a procura é grande e somente são ofertadas datas próximas em caso de desistência. “Raramente abre uma data na agenda, para os meses seguintes. Em geral, a ocupação é por semestre”, conta.
Quem reserva o Teatro, geralmente, ocupa por um dia todo. “De dia tem ensaios, tem os ajustes técnicos, que acabam não permitindo mais de uma reserva na mesma data. A procura tem sido tanta que entre quarta e domingo, praticamente todo dia tem alguma atividade”, relata.
VIRADA CULTURAL
Depois do marco inicial da retomada das atividades com o Teatro Municipal, a cidade teve ainda uma segunda programação ostensiva da Cultura. O mês de aniversário de 93 anos Marília foi marcado por eventos. Entre eles, a Virada Cultura.
Foram quatro dias com apresentações musicais dos principais gêneros, para divertir adultos, crianças e adolescentes, com palco montado ao lado do Museu de Paleontologia de Marília. O evento contou com tendas e praça de alimentação, com a interdição de um quarteirão da avenida Rio Branco.
SERVIÇO
Para ficar por dentro de toda a programação cultural de Marília, basta acompanhar o Blog da Cultura, o site www.marilia.sp.gov.br ou as redes sociais da Secretaria Municipal da Cultura: @secretariadaculturademarilia ou a página oficial no Facebook. O telefone do Teatro Municipal é o (14) 3453-2553 e a Biblioteca Municipal atende pelo (14) 3454-7434.
Outros equipamentos culturais públicos:
– Banda Marcial “Cidade de Marília” – avenida Brasil, 252. Telefone (14) 9 9831-0899 [clique aqui para iniciar uma conversa].
– Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira” – avenida Santo Antônio, 136. Telefone: (14) 3434-1889