Economia da região de Marília cresce 5,4% em 2021
Dados obtidos pelo Marília Notícia, em antecipação à divulgação dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do 4º trimestre, apontam que a economia da região de Marília avançou 5,4% no acumulado de 12 meses e está entre os destaques.
Levantamento foi apurado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e classifica o desempenho por Regiões Administrativas (RAs)
Os setores que mais apresentaram taxas positivas foram o da indústria (1,5%) e de serviços (8,0%). A agropecuária registrou decréscimo de 6,4%.
Na comparação com o trimestre imediatamente anterior – já descontados os efeitos sazonais -, houve acréscimo de 2,4%.
Mesmo com um dado positivo, em meio a crise, o desenvolvimento regional poderia ter sido melhor. A RA de Marília cresceu abaixo da média do Estado (5,4% e 5,7%, respectivamente).
O setor de serviços teve crescimento de 8,0% (com destaque para o comércio de atacado e varejo), mas a região sofreu com as dificuldades enfrentadas pelo complexo sucroalcooleiro em 2021, com reflexos na indústria. O avanço foi de 1,5%, contra 5,6% da média do Estado. Houve ainda retração de -6,4% na agropecuária regional.
SÃO PAULO
A pesquisa do Seade indica que, em 2021, o PIB do Estado de São Paulo cresceu 5,7% e houve expansão da economia em todas as regiões paulistas com destaque para a RA de Sorocaba (9,7%), de Campinas (7,6%), Bauru (7,1%), Itapeva (6,2%), Santos (6,0%) e de Marília (5,4%).