Bauru confirma caso positivo da variante ômicron na cidade
A Secretaria da Saúde de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília) recebeu na manhã desta terça-feira (11) a confirmação da circulação da variante ômicron na cidade.
Conforme nota da posta, infectados com a cepa apresentam de “sintomas leves a moderados, com evolução para internação em pouquíssimos casos”.
Documento diz ainda que apesar de ser uma cepa altamente transmissível, o que pode ser confirmado pela grande procura por atendimento nas unidades de saúde, não há casos graves e nem internações relacionadas à variante na cidade.
Segundo o coordenador do Departamento de Saúde Coletiva, Ezequiel Santos, a população não precisa entrar em pânico, uma vez que a cobertura vacinal é de 79,04%.
“Não há necessidade de todos procurarem ao mesmo tempo as unidades de saúde, tanto municipal quanto particular, sobrecarregando o sistema. Casos leves podem receber orientação tanto aos procedimentos médicos quanto em relação a atestado médico, no Samu, pelo telefone 192, opção2.”
Os cuidados, conforme a Secretaria da Saúde, continuam os mesmos: uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
RELATÓRIO SP
O caso anunciado de Tupã (75 quilômetros de Bauru), notificado na semana passada, e também o positivo de Bauru ainda não aparecem em relatório da Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a pasta estadual, o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo mantém monitoramento que aponta 153 casos da variante ômicron, todos com resultado de sequenciamento genético e investigação epidemiológica.
Do total, são 100 na Capital, que já confirmou transmissão comunitária; 11 em Ribeirão Preto, nove em Jandira, oito em Ilhabela, sete em Caraguatatuba, três em Araraquara, três em Franca, dois em Pradópolis; e cada uma das cidades a seguir tem um caso confirmado: Santos, Porto Feliz, Guarulhos, Limeira, São José dos Campos, Osasco, Mirassol, Piracicaba, Campinas e Cotia.