Marília fica no 70º lugar do Ranking de Competitividade
O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta segunda-feira (22) a edição 2021 do Ranking de Competitividade dos Municípios e Marília aparece na 70ª posição, uma a menos que no último estudo, divulgado no ano passado.
O levantamento é composto por três dimensões e diversos subitens. Em relação à sociedade, Marília tem a 36ª posição de todo o Brasil. Quanto à economia, a cidade figura no 107º lugar. A respeito das instituições, o município foi classificado em 152.
Nas subdimensões analisadas, destaque para o quesito acesso à saúde, em que Marília aparece como o 28º município do País, avançando 132 lugares do ranking. A cidade também brilha na qualidade da educação, com a 31ª posição.
A qualidade da saúde local é a 36ª do Brasil e o acesso á educação o 54º. No quesito inserção econômica, a posição no ranking nacional é a 102. Em telecomunicações, Marília ocupa o 108º lugar e, em inovação e dinamismo econômico, o 116º.
Por outro lado, o meio ambiente (313ª posição) ainda é considerado desafiador para Marília , assim como a sustentabilidade fiscal (187ª), o saneamento (147ª), o capital humano (136ª), a segurança (127ª) e o funcionamento da máquina pública (123ª).
A nota geral de Marília foi de 56,38 no Ranking de Competitividade dos Municípios. Apesar da classificação no 70º lugar no levantamento geral, o recorte da região Sudeste coloca a cidade na 48ª posição.
O município mais bem posicionado no levantamento nacional é Barueri, com uma nota 68,26. O segundo lugar do ranking geral ficou com São Caetano do Sul, o terceiro com Florianópolis (SC) e o quarto com São Paulo.
ENTENDA
O Ranking de Competitividade dos Municípios chega à sua segunda edição e visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
São analisados 411 municípios brasileiros (7,38% do total) com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa para o ano de 2020.
Em conjunto, os 411 municípios em análise correspondem a 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes).
A segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.
“Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil”, afirma os responsáveis pelo estudo.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.