Ampliação da 3º dose para maiores de 18 anos surpreende Prefeitura
Nesta semana, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo autorizaram a aplicação da terceira dose das vacinas contra a Covid-19 em toda a população com mais 18 anos. Anúncio pegou a Prefeitura de Marília de surpresa.
“Faltou combinarem com os municípios”, reclama o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, o Cassinho, ao Marília Notícia. De acordo com o gestor da pasta, a procura pelas doses de reforço nas unidades de saúde já começou, mas não há insumo em quantidade suficiente para atender todos, caso haja debandada. “Desde o começo estamos a conta-gotas”.
Agora, a terceira dose pode ser ministrada em quem tomou a segunda aplicação há pelo menos cinco meses. Até então, a terceira dose vinha sendo aplicada somente na população de 60 anos ou mais e nos trabalhadores da saúde, que receberam a segunda aplicação há 180 dias.
Conforme dados do Vacinômetro, mantido pelo Governo Estadual, Marília já aplicou 20,9 mil doses de reforço. O público entre 18 e 59 anos, que passa a ser autorizado a receber a terceira etapa, representa aproximadamente 120 mil pessoas.
“Agora, o Governo Federal precisa enviar essas doses para o Estado, que vai distribuir para os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs), que encaminha aos municípios. Fizeram o anúncio da ampliação, mas não enviaram as doses. Os municípios não fabricam vacina”, destaca Cassinho.
Até o momento, Marília já aplicou 385 mil doses contra a Covid-19, sendo 194,9 mil referentes à primeira etapa e 165,1 mil dizem respeito à segunda. Constam ainda 4,4 mil únicas.
Cerca de 82,86% dos marilienses já iniciaram o ciclo vacinal e 70,5% já tomaram a segunda dose – ou receberam a única. Já os moradores da cidade com terceira dose representam hoje cerca de 8,5% do total.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.