MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 18 nov. 2021

HOU quer absorver exame e tratamento represados de câncer

por Carlos Rodrigues

Médico Sérgio Luis Afonso é coordenador do Hospital Oncológico Unimar; unidade de excelência está preparada para o SUS (Foto: Marília Notícia/Arquivo)

Serviços de saúde especializados em oncologia tentam desarmar uma “bomba relógio” instalada pela pandemia. Números do Ministério da Saúde mostram que, em Marília, houve uma redução de 70% nos atendimentos ambulatoriais relacionados ao câncer. Como a doença continua presente, a preocupação é com uma explosão de casos graves e diagnóstico tardio.

Centro de excelência para a região de Marília, o Hospital Oncológico da Unimar (HOU) oferece atendimento de ponta e está em fase de credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição depende de fluxos que passam pelo Poder Público, conforme já mostrou o Marília Notícia.

A expectativa é que o serviço possa atuar como resposta em saúde pública, para que a defasagem de diagnóstico e assistência possa ser superada, evitando que vidas sejam perdidas.

Conforme dados do Sistema DataSUS, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, em 2017, foram realizados em Marília 55.927 atendimentos ambulatoriais oncológicos (sem internação), entre procedimentos de finalidade diagnóstica e clínicos, ou seja, em pacientes já com câncer confirmado.

Em 2018 e 2019 – antes da pandemia –, os números tiveram variação entre 59 mil e 35 mil atendimentos nas especialidades oncológicas. Mas a partir de 2020, houve uma queda acentuada, que os especialistas não acreditam ter sido provocada pela falta de pessoas com câncer.

Ao longo de 2020, os serviços de oncologia na cidade somaram 14,5 mil atendimentos. Neste ano, a média baixa se mantém com apenas 10,9 mil procedimentos em ambulatório, de janeiro a setembro.

Fachada do HOU (Foto: Divulgação)

O diagnóstico tardio pode ser o principal problema evidenciado pelos dados. O MN mostrou, por exemplo, que despencou o número de biópsias para diagnóstico de câncer de próstata.

Sem informação sobre doenças instaladas (principalmente as silenciosas neoplasias), a pessoa com câncer não ingressa da rede de assistência, por consequência, não gera a série de atendimentos, o que explica a redução generalizada nos números, em várias especialidades.

Para o oncologista e coordenador do HOU, Sérgio Luís Afonso, é nítido o atraso de diagnósticos devido à queda na procura dos serviços de saúde, por parte da população.

Conforme a Sociedade Brasileira de Oncologia, cita o médico, o país realiza média de cinco milhões de mamografias por ano. Desde o início da pandemia, foram feitas pouco mais de dois milhões.

“Na sequência, o que teremos, é um diagnóstico tardio. O médico teve nessa pandemia a difícil tarefa de convencer o paciente a continuar seus tratamentos, seus acompanhamentos. Evidente que foi um temor provocado pela pandemia”, explica.

O oncologista vê uma “falsa redução” de casos de câncer no país. “Na verdade, estamos esperando um ‘boom’. Precisamos incentivar a população a fazer exames regulares, retomar sua rotina de cuidados. Não é mais Outubro Rosa ou Novembro Azul. Precisamos da prevenção de janeiro a dezembro”, alerta.

A estrutura de saúde, conforme o médico, está adequada e preparada. O HOU conta com especialistas em diferentes áreas, além disso, como parte do Complexo de Saúde do Hospital Beneficente Unimar (HBU), oferece suporte completo para exames e uma rede de multiespecialidades.

Instalado na quarta torre do Complexo Hospitalar, o centro especializado tem três salas cirúrgicas equipadas, além de atendimentos com nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e os mais modernos aparelhos para a realização de quimioterapia, diagnóstico por imagem, laboratório para exames, farmácia clínica especializada, odontologia hospitalar e hematologia.

O HOU também oferece ao SUS diagnósticos por meio do Pet Scan, aparelho que permite a identificação das células cancerígenas quase que instantaneamente. O processo de credenciamento junto à rede pública ainda não está concluído.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie