Procon de Marília orienta sobre compras na Black Friday
O Procon de Marília divulgou orientações para as compras na Black Friday brasileira, evento que promete descontos e promoções no comércio.
Em tempos pós-pandemia, muitos consumidores irão aproveitar para fazer as compras a distância, através da internet e das redes sociais.
Nesta proposta de vendas on-line, ganha força um novo formato de negócio em que lojas físicas fecham vendas pelo telefone celular, por meio de aplicativos de bate-papo, com o consumidor.
A estratégia também se configura como compra fora do estabelecimento comercial e, portanto, valem as regras de comércio a distância.
A lei prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra a distância. Esse tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço.
Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o total pago pelo consumidor, incluindo o frete.
Em 2020, o aumento das compras on-line, por causa do isolamento social, teve como reflexo o crescimento também do número de reclamações de consumidores com problemas de consumo pela internet.
Com a Black Friday, a tendência é que a movimentação atípica do comércio eletrônico, devido à crise do coronavírus, possa aumentar ainda mais o número de reclamações de consumidores e criar um ambiente propício para golpes eletrônicos.
Com objetivo de orientar o consumidor durante o evento, principalmente nas compras pela internet e pelas redes sociais, Guilherme Moraes, diretor do Procon de Marília, dá cinco dicas para quem quer aproveitar o período de compras sem sair de casa e com mais segurança.
Veja abaixo:
- Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece.
- Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Além disso, para verificar a segurança da página, você deve clicar num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
- Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto, transferência bancária ou PIX, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. Nunca informe seus dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações.
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
- Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon Municipal de Marília, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. O site da Fundação Procon SP disponibiliza relação atualizada de sites que devem ser evitados. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte neste caso.
O Procon de Marília orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega ou outro desrespeito ao direito do consumidor, registre sua reclamação.
O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, na avenida das Indústrias, 294 e pelo telefone (14) 3401-2466 ou pelo WhatsApp (14) 99108-0624 [clique aqui para iniciar uma conversa].
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