Delta já está em 100% dos casos em Marília, mostra estudo
O último levantamento realizado pelo Instituto Butantan mostra que 100% das 41 amostras de pacientes da Covid-19 em Marília, coletadas durante o mês de outubro, foram confirmadas com a variante delta, identificada pela primeira vez no município em agosto.
O fisiopatologista Vitor Engrácia Valenti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destaca que essa linhagem tem uma transmissão mais rápida, assim como maior capacidade de reinfecção e sintomas mais graves.
Apesar destas agravantes, o pesquisador pondera que as internações em Marília apresentam estabilidade e números bem mais baixos do que em outros momentos, quando o predomínio era de diferentes variantes.
“Isso indica que a vacinação tem sido essencial para controlar a doença. Com a população recebendo a terceira dose, idosos e profissionais da saúde, a tendência é melhorar ainda mais. Novos casos vão ocorrer, mas a gravidade vai caindo”, comenta Engrácia.
O pesquisador também destaca que as vacinas não protegem 100%, “por isso ainda precisamos de medidas preventivas, como usar máscaras, principalmente em lugares fechados”.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.