Emei 1, 2… Feijão com Arroz se destaca em educação
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) 1, 2… Feijão com Arroz se destaca mais uma vez ao incluir na grade curricular ações de educação ambiental que ensinam de forma prática o desenvolvimento sustentável aos alunos, com a conscientização – desde cedo – sobre a importância em preservar o meio ambiente.
Através de ações práticas, a Emei 1, 2… Feijão com Arroz vem desenvolvendo ações que criam a consciência ambiental necessária para a formação dos alunos, que crescerão sabendo a importância das boas práticas para a preservação do planeta e das futuras gerações.
O educador ambiental Wilson Hakamada aponta que estas ações são um incentivo para outras escolas.
“Entendemos por educação ambiental os processos por meio dos quais podemos apresentar às nossas crianças habilidades que constroem valores sociais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”, diz o educador.
Para Hakamada, as ações desenvolvidas pela Emei 1,2… Feijão com Arroz vão ao encontro dos apelos mundiais para promoção da sustentabilidade. “Além de termos ações práticas que favorecem o planeta imediatamente, estes trabalhos desenvolvidos pelos educadores desta Emei estão formando cidadãos que levarão adiante esta consciência, preservando o meio ambiente para as futuras gerações.”
Fabiana Cruvinel, diretora da escola, afirma que os educadores têm a responsabilidade de ensinar às crianças a importância em cuidar e preservar do nosso meio ambiente.
“Ações que pareçam simples, quando somadas a todas outras ações desenvolvidas em vários locais simultaneamente, causam um grande impacto positivo ao planeta. Temos como meta aplicar a educação ambiental sempre que possível, nas diversas formas de ensino promovido pela Emei 1, 2… Feijão com Arroz, desenvolvendo ações que ensinam e, ao mesmo tempo, tragam benefícios ao meio ambiente.”
Fabiana lembra que, nas atividades, são reutilizados materiais. “Plantamos, conversamos sobre a importância que o meio ambiente exerce em nossas vidas, criamos atividades que permitam o envolvimento do tema de forma transversal e interdisciplinar, no intuito de formar a consciência necessária aos pequenos, para que cresçam conscientes de suas responsabilidades nos cuidados do planeta. A educação ambiental é o único caminho para mudarmos a atual situação negativa pela qual passamos relacionadas às degradações ambientais e suas consequências sentidas através do aquecimento global, escassez dos recursos hídricos, poluição do ar, dentre outras sensações que causam danos aos seres vivos, refletidas em graves problemas à saúde”, afirma a diretora.
A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que o ensino se converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia dos alunos para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais equitativa, solidária, democrática e mais participativa, e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade.