MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 15 set. 2021

Saúde de Marília avalia concessão do Samu e do PA Sul

por Leonardo Moreno

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília avalia a possibilidade de concessão – uma espécie de terceirização – do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Pronto Atendimento (PA) da zona Sul.

Atualmente, por exemplo, a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) zona Norte é concedida ao Hospital Beneficente Unimar (HBU) e a da Estratégica Saúde da Família (ESF) é da Maternidade e Gota de Leite – o que envolve a operação das Unidades de Saúde da Família.

No segundo caso, um chamamento público para convênio com nova Organização Social da Saúde (OSS) – ou continuidade da Gota -, para assumir a ESF, está em andamento pela Prefeitura de Marília, mas o certame foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Ao Marília Notícia o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Junior, confirmou que existem estudos sobre a concessão do PA Sul e do Samu, mas disse que ainda não podia adiantar as informações.

À reportagem, o presidente do Conselho Municipal da Saúde (Comus), Darcy Bueno da Silva, explica que a Secretaria da Saúde não confirma, mas existem planos para incluir o PA e o Samu em um novo chamamento público.

Silva reforça que não há nada confirmado e que o Comus sequer foi informado oficialmente sobre a possibilidade. Mas mudanças podem ocorrer em breve.

MUDANÇAS

Conforme o presidente do Comus, extraoficialmente, existem planos para transformar cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – geridas com recursos municipais – em USFs, que recebem verba do Governo Federal.

Nos bastidores, a informação é de que poderiam passar por esse processo as UBSs Castello Branco, JK, Costa e Silva e São Miguel – além da Bandeirantes.

É exatamente o que já aconteceu com o posto de saúde do Bandeirantes, contra o posicionamento do Comus e de moradores do bairro, ouvidos em audiências públicas.

O conselheiro explica que a UBS Bandeirantes tinha clínico geral, pediatra, ginecologistas e duas enfermeiras concursadas. Com a transformação em USF, entretanto, as especialidades teriam sido tiradas dali, ficando apenas um médico, uma enfermeira e um dentista.

CÂMARA

Os rumores sobre a possibilidade de concessão do PA Sul e do Samu já chegaram ao Poder Legislativo. Um requerimento do vereador Luiz Eduardo Nardi (Podemos) aprovado nesta segunda-feira (13) pede informações sobre o caso.

Tanto Nardi quanto o vereador Danilo da Saúde (PSB) – que foi secretário municipal da Saúde no governo Vinicius Camarinha (PSB) – criticaram a eventual concessão dos serviços que integram a Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município.

Para os parlamentares, esse tipo de serviço deve ficar sob responsabilidade direta do município.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o nosso grupo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
  • 2
    Professor é preso por furto de motocicletas na zona norte após reincidência
  • 3
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 4
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Escolhas do editor

POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
SÉRIE A3
MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do PaulistaMAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do Paulista
MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do Paulista

Últimas notícias

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie