Secretaria da Cultura e Grupo Flor da Rua apresentam ‘Especial Semana do Folclore’
A Secretaria Municipal da Cultura e o Grupo Flor da Rua apresentam na próxima semana o “Especial Semana do Folclore”, com as apresentações on-line transmitidas pelo canal da Secretaria no YouTube. As apresentações são contrapartidas realizadas com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de edital realizado pela pasta.
As apresentações acontecem nos dias 17, 19 e 22 de agosto, dos espetáculos: Oficina de Danças Regionais para Educadores, Espetáculo O Boi e Contação de Lendas Indígenas.
O grupo Flor da Rua nasceu da vontade de mulheres de Marília de estarem em tantos e quantos lugares, onde fosse possível encontrar um público espontâneo e diferente, sem ter a necessidade de um teatro.
GRUPO FLOR DA RUA
Os integrantes do grupo – Daia Périco, Daniela Martins, Jorge Gomes e Jaqueline Francisco – herdaram do Teatro Vento Forte a experiência de estar próximos às periferias. Ilo Krugli, fundador da cia trouxe da Argentina a tradição de teatro de bonecos, influenciada por Garcia Lorca, unindo-a ao folclore brasileiro.
Desta junção e com o envolvimento em arte-educação nasce o Teatro Vento Forte que a partir de sonhos, fantasia, música, cores e imagens poéticas, levavam além dos espetáculos, oficinas as comunidades periféricas da cidade de São Paulo, entre outros estados do Brasil e do mundo.
A diretora do grupo Fátima Campidelli foi aluna e discípula de Ilo Krugli, o que possibilitou que em Marília, que fica a 450 km de São Paulo, o Grupo Flor da Rua continuasse a experimentar a arte de estar junto das comunidades, através de oficinas ou de espetáculos com participação do público.
O Grupo Flor da Rua iniciou suas aventuras com teatro de rua em 2010 realizando apresentações gratuitas em hospitais, praças, escolas, casas, festas, favelas, feiras livres, saraus comunitários, universidades, asilos e afins, levando uma arte simples e delicada como é o nome do próprio grupo. Flores que aproveitam a rachadura imperfeita do forte asfalto para colorir e perfumar o que antes era seco e estéril.
Os espetáculos primam pela poesia e a facilidade de entendimento, com visual colorido, músicas regionais, danças folclóricas do Brasil, na tentativa de criar um cenário mágico na qual a arte reflete a própria vida e envolvendo o público de uma forma na qual as pessoas que assistem, celebrem o ritual.
SERVIÇO
Especial Semana do Folclores com Grupo Flor da Rua
Transmissão pelo YouTube da Secretaria da Cultura de Marília
(https://www.youtube.com/
OFICINA DE DANÇAS REGIONAIS PARA EDUCADORES
Dia 17/08 – 19h
A ciranda, uma manifestação popular pernambucana, e o caroço, que nasceu no Maranhão. Ambas são danças de roda, que, permitem que os participantes se expressem corporalmente e de maneira criativa, além de se conectar com a beleza da cultura nordestina.
O BOI
Dia 19/08 – 19h
Lenda folclórica do nordeste do Brasil incorpora elementos como as músicas inspiradas nas belezas naturais desta região do país e as danças de roda, Boi bumbá, alegria nos movimentos. O Auto do Bumba meu Boi, tradicional manifestação artística do folclore brasileiro, é apresentado pelo grupo Flor da Rua, trazendo as cores, os sons e o espírito da cultura regional num espetáculo divertido, belo e emocionante.
CONTAÇÃO DE LENDAS INDÍGENAS
Dia 22/08 – 16h
Conheçam a história da Iara e a Lenda do Guaraná, através de uma narrativa musical pelo Grupo Flor da Rua. Adentrem o universo belo e misterioso do povo indígena brasileiro.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.