MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
ter. 16 mar. 2021

Secretário de Tupã fala em escolher paciente que vai internar

por Daniela Casale

Boletim de Tupã (Foto: Divulgação)

O secretário da Saúde de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), Miguel Ângelo de Marchi, afirmou que a Santa Casa local vive uma situação muito preocupante em relação aos leitos de UTI para Covid-19.

Em entrevista coletiva na última sexta-feira (12), o secretário afirmou que os médicos estão tendo que escolher quem vai ser internado e até quem vai ser intubado no hospital.

“A situação é crítica, grave, séria e que vai levar a muitas mortes. Estamos, infelizmente, no pior pico da infecção. Tupã bateu recorde, junto com Ourinhos, do maior aumento no número de mortes na região. Também estamos na fase de escolher quem são os pacientes que vão ser internados, quem são os pacientes que vão para UTI, quem são os pacientes que podem ir para um tubo”, disse o secretário.

“Hoje não se escolhe o mais idoso ou mais jovem, hoje se escolhe aquele que tem mais possibilidade de vida, aquele que pode ser mais produtivo num futuro e isso, infelizmente vai levar a muitos óbitos”, completou.

Miguel ainda fez um alerta para o aumento dos casos graves na cidade. Segundo ele, a cada 10 pessoas que precisam ser intubadas, apenas duas sobrevivem.

“Esse vírus não é brincadeira. Ele é altamente transmissível, altamente inflamatório e altamente corrosivo no sistema respiratório das pessoas. A grande maioria do pessoal que chega a intubação, de cada 10 que são intubados, apenas dois sobrevivem e óbvio que vão ficar com lesões extremamente graves, como nós estamos observando atualmente”.

O secretário de Saúde alertou sobre o desrespeito às medidas de prevenção ao coronavírus.

“Se não existem mais as baladas, pelo menos as oficiais, quem está transmitindo a doença? As pessoas que estão saindo de casa estão indo ao supermercado, estão na rua, nas praças. Nós não vamos mais tolerar esses erros das pessoas. Você vai adoecer a sua família, seus funcionários e não temos leitos para isso. Por mais que o Estado nos ofereça 20, 30, 40 leitos, nós vamos ocupar todos. Nós temos 65 mil habitantes. Temos 5% dessa população contaminada. O tratamento hoje para cada um de nós é ficar em casa, se distanciar, ter ciência dos sintomas, saber como e quando eu vou fazer exames e procurar atendimento médico.”

Nesta segunda-feira (15) o boletim epidemiológico mostrava que o município continua com 100% dos leitos de UTI da Santa Casa ocupados.

Tupã está seguindo as regras da fase emergencial durante a semana, mas documento publicado pela Prefeitura determina que todos os estabelecimentos da cidade deverão ficar fechados nos sábados, 20 e 27 de março, e domingos, 21 e 28 de março, uma espécie de “lockdown”.

Veja abaixo a fala do secretário:

https://marilianoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Dr.-Miguel-de-March.mp4

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 2
    Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
  • 3
    Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
  • 4
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília

Escolhas do editor

CORPO DE DELITO
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em MaríliaLaudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
INSALUBRE
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de MaríliaEmpresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
PODER LEGISLATIVO
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivosLei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
SÉRIE A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3

Últimas notícias

Prefeitura interdita Ponte do Prata em Avencas após danos causados por chuvas
Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário
PM apreende porções de cocaína e maconha com dupla em Marília
Parlamentares avançam em conquistas para a Saúde de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie