Kit Alimentação durante pandemia em Pompeia vira exemplo
A Prefeitura de Pompeia (distante 31 quilômetros) vem enfrentando a pandemia da Covid-19 em várias frentes e a ação social não foi deixada para trás em meio a tantos desafios. Entre as medidas adotadas nesta área, a distribuição do Kit Alimentação merece destaque.
Ainda em junho de 2020 foi entregue a primeira leva de produtos para os alunos da rede municipal de ensino, então privados da merenda escolar, já que as aulas presenciais foram suspensas.
Já na rodada inicial mais de 700 famílias que se cadastraram em um formulário digital foram beneficiadas. Quem não se cadastrou, pôde solicitar o benefício por meio de um telefone exclusivo disponibilizado pelo poder público municipal.
“Anteriormente já havíamos enviado alguns kits para famílias. Isso foi estendido e foram entregues cerca de 200 kits para essa a população mais necessitada”, disse na ocasião o gestor da Educação, Adriano Nascimento.
O Kit Alimentação foi composto por diversos produtos, incluindo verduras e legumes orgânicos, produzidos pela agricultura familiar do município.
Vale lembrar que o Conselho Municipal de Alimentação, órgão independente, não autoriza o fornecimento de carnes no kit, por ser um produto perecível, prática que é adotada por diversos municípios.
A estratégia foi oferecer comida de qualidade, sem agrotóxicos, e ao mesmo tempo fomentar a produção local.
A retirada do Kit Alimentação aconteceu na sede da Secretaria da Educação e o cronograma de entrega foi elaborado levando em conta diferentes horários e dias para cada turma e escola municipal.
Foi exigido que os pais ou responsáveis pelos alunos da Prefeitura se apresentassem munidos de máscara de proteção e documento pessoal.
Também é importante observar que alunos da rede estadual não receberão os kits, pois já são beneficiados pelo Merenda em Casa, programa do Governo do Estado.