MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 05 fev. 2021

Marília terá retotalização de votos pela Justiça Eleitoral

por Leonardo Moreno

A Justiça Eleitoral deve realizar nas próximas semanas uma retotalização dos votos na eleição municipal de Marília.

Antes disso, ainda deve ser publicado um edital informando publicamente data e horário do procedimento, para participação de representantes dos partidos políticos e outros eventuais interessados.

No caso da disputa pelo Executivo, nada deve mudar na prática, já que o vencedor do pleito, Daniel Alonso (PSDB), teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral.

Quem terá seus votos anulados é o segundo colocado, Abelardo Camarinha (Podemos), escolhido por 35 mil marilienses nas urnas. O registro indeferido de sua candidatura transitou em julgado no dia 6 de dezembro.

Também foi definitivamente considerada indeferida a candidatura de Lilian Miranda (PCO), que recebeu apenas 122 votos.

A única mudança nesse caso é a ampliação do percentual de votos válidos recebidos pelos demais candidatos. Daniel já havia levado mais de 50% deles na totalização realizada no dia da apuração.

Câmara

Já em relação à Câmara, segundo fontes do cartório eleitoral, pode haver sim mudança na composição dos eleitos. O motivo é a anulação dos votos recebidos por candidaturas indeferidas.

A eventual troca de vereadores, no entanto, só será definida com certeza no dia da retotalização, após inserção dos novos dados, considerados definitivos.

A reportagem apurou que a retotalização dos votos para o Legislativo mariliense ainda não aconteceu por conta de recursos apresentados por candidatos que foram para as urnas na condição de sub judice. Mesmo não sendo eleitos, eles podem mexer com o coeficiente eleitoral se tiverem seus votos anulados.

São dois casos envolvendo a Câmara e um deles diz respeito ao Gordão da Portuguesa (Republicanos), que teve a candidatura indeferida em primeira instância, mas recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele recebeu 112 votos.

Seu recurso foi negado e o indeferimento do registro da candidatura transitou em julgado no último dia 26 de janeiro.

O segundo caso é de Fábio Protetor (PSB), que teve sua candidatura a vereador inicialmente deferida, mas após recurso da coligação do prefeito Daniel Alonso ao TRE, passou a ser considerada indeferida.

Fábio foi para a urna na situação de candidatura ‘deferida com recurso’. Ele aguarda definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre seu recurso especial. Escolhido por 1.105 eleitores, Protetor pode ter os votos anulados em definitivo.

Recursos

A Justiça Eleitoral, em âmbito municipal, aguarda a definição de todos os quatro processos citados nesta matéria por parte do TRE e do TSE. Apenas a ação de Fábio Protetor ainda não retornou para a instância local.

Para que não fossem feitas diversas retotalizações, o cartório de Marília decidiu aguardar a definição do último caso pendente de trânsito em julgado – ou seja, quando estão esgotadas as possibilidades de recursos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
  • 2
    Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
  • 3
    ‘Salvamos um. Quando pensamos que íamos tirar outro, o extintor acabou’
  • 4
    Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião

Escolhas do editor

Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortosAvião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
LUTO
Polícia identifica vítimas da queda de avião em MaríliaPolícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de aviãoVídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião
Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião
CORTE ELEITORAL
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior EleitoralMinistro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral

Últimas notícias

Polícia Civil realiza doação de agasalhos e reforça ação solidária em Tupã
Unimar promove eventos para fortalecer inovação e integração com o mercado
Cinema Pontos MIS exibe filme sobre memória da ditadura nesta quinta em Marília
Marília inicia programa para castrar quatro mil cães e gatos até o fim do ano

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie