Ação surpreende e emociona pacientes acamados
Pacientes atendidos pelo serviço público de saúde ‘Melhor em Casa’ foram surpreendidos, na última semana, por uma ação de Natal que incluiu esperança e alegria, junto com a assistência domiciliar.
O motorista da equipe de saúde deu vida ao ‘bom velhinho’ e distribuiu presentes. Os brinquedos, kits de higiene, e outros itens foram arrecadados pelos profissionais que fazem parte do programa.
Implantado na cidade em 2020, o serviço é mantido pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. São atendidos, em domicílio, 70 pacientes. A maioria teve alta médica recente, está sem mobilidade e tem necessidade de reabilitação.
A equipe é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
A enfermeira Thaiane Araújo, que coordena os trabalhos, explica que parte significativa dos pacientes atendidos tem carências diversas. Além disso, ela acredita que o momento – pandemia e distanciamento – pede mais solidariedade e afeto.
“Temos tomado todos os cuidados sanitários, porém, não podemos deixar de estar próximos destas famílias. Muitos dos pacientes atendidos no programa Melhor em Casa passaram por problemas de saúde que mudaram radicalmente suas vidas e estão fragilizados”, relata.
Há casos de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), há ainda crianças que são acamadas e idosos, que passaram por grandes cirurgias.
Na ação especial de Natal, feita entre quinta (17) e quarta-feira (23), os profissionais de saúde distribuíram brinquedos para todas as crianças. Os adultos ganharam uma toalha de rosto cada, além de kits com alguns alimentos, como doces, com recomendações sobre o consumo.
“Foi extremamente prazeroso para toda a equipe. É um gesto pequeno, mas que fortalece vínculos e sensibiliza todos os envolvidos. Nossa expectativa em 2021 é continuar oferecendo os serviços com a equipe multidisciplinar, sempre com dedicação”, disse Thaiane.