Daniel anuncia Bolsonaro em obra do esgoto; Planalto não confirma
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou em suas redes sociais, no início da tarde deste sábado (7), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estará em Marília na próxima quarta-feira (11) para inaugurar as Estações de Tratamento do Esgoto.
“Tenho uma notícia importante. Nesta quarta-feira o presidente Jair Bolsonaro, que aceitou o meu convite, estará na nossa cidade para inaugurar as estações de tratamento que já estão concluídas, a do Barbosa e do Pombo, e também visitar a do Palmital que até o final do ano estará pronta”, disse Alonso.
O chefe do Executivo local exaltou a obra, prometida por outros governantes mas feita em sua administração, parte com recursos próprios, parte com recursos federais.
“É uma alegria muito grande para todos nós marilienses, uma honra, ser uma referência. Uma das poucas cidades que está fazendo o seu dever e resolvendo o maior problema ambiental da história”, falou Daniel.
A vinda de Bolsonaro teria sido articulada pelo deputado Capitão Augusto (PL), aliado de Daniel, e que está na base aliada do presidente.
Na manhã deste sábado a assessora de cerimonial do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Marília Morais, esteve nas estações de tratamento fazendo uma visita técnica.
Marília disse ao site que faz “os reconhecimentos para os eventos do Ministro do MDR”. Ela também confirmou ao MN a vinda de Rogério Marinho, Ministro do Desenvolvimento Regional, para a inauguração.
No entanto, a assessora não confirmou se o presidente irá mesmo participar da cerimônia. Questionada, respondeu que “confirmações oficiais do presidente precisam ser feitas com a comunicação do Palácio”.
O Marília Notícia tentou contato com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, mas até o momento não houve retorno.
A obra do esgoto
Em 2019 o prefeito Daniel Alonso já havia entregado as duas primeiras obras do sistema: a Bacia do Pombo e Bacia do Barbosa. Juntas as estações tratam 70% do esgoto de Marília.
A bacia do Pombo recebe por segundo 209 litros e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas oeste e norte; e a do Barbosa atende 85 mil pessoas da região central e da zona sul com 416 litros por segundo de esgoto, já estão em pleno funcionamento.
Ainda em fase de construção, a Bacia do Palmital deve ser concluída até dezembro deste ano e completar 100% de esgoto tratado no município.
Nesta bacia, segundo a Prefeitura, serão tratados 487 litros de esgoto por segundo, beneficiando 110 mil moradores das regiões Leste e Norte da cidade, além de parte do Centro.
Contando as três bacias, ao todo serão tratados 1.112 litros por segundo.
“A nossa gestão está resolvendo o maior problema de saúde ambiental de Marília e região, sendo que até o final do ano a nossa cidade terá 100% do esgoto tratado, o que trará mais saúde e qualidade de vida à população”, afirmou Daniel.