MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qui. 15 out. 2020

Garça tem troca de candidatos às vésperas da eleição

por Daniela Casale

José Alcides Faneco retirou sua candidatura (Foto: Divulgação)

Faltando apenas um mês para as eleições municipais, a coligação ‘Garça forte e humanizada’ (PSDB, PRTB e Cidadania), que disputa a Prefeitura da cidade vizinha, anunciou mudança dos nomes em sua chapa.

A troca aconteceu após reunião da coligação na noite desta quarta-feira (14). A princípio os candidatos a prefeito e vice-prefeito seriam José Alcides Faneco e Pedro Scartezini. Com a mudança, assumem Paulo André Faneco (prefeito), filho do então candidato, e Sandra Pim (vice), ambos do PSDB.

Com problemas na Justiça, Faneco viu sua candidatura ameaçada e decidiu colocar o filho, atualmente vereador em Garça, para disputar o pleito.

Em 2018 Faneco se lançou candidato a deputado federal, mas dias depois desistiu da campanha e não teria apresentado a prestação de contas à Justiça Eleitoral. Ele foi condenado em 1ª instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e tenta recorrer. O fato causou problemas em sua candidatura como chefe do Executivo este ano.

“Houve aquele problema em 2018 com a prestação de contas de campanha do meu pai.  Ele não foi candidato, mas registrou a candidatura dele para deputado federal. Desistiu antes mesmo da campanha, não teve movimentação financeira nenhuma, mas na hora de prestar contas de cinco dias de campanha, embora não tenha nem aberto conta e feito campanha, ele precisava prestar contas. Ele fez a prestação através do sistema da Justiça Eleitoral, mas precisava entregar um pen drive em São Paulo no TRE, o que aconteceu com atraso. Por conta disso as contas eleitorais dele foram consideradas não prestadas”, disse Paulo André ao Marília Notícia.

De acordo com Paulo André, o pai teve decisão desfavorável no TRE-SP, mas recorreu no processo, que está no em andamento no Tribunal Superior Eleitoral.

“Ainda não há um trânsito em julgado, só que por conta disso um candidato do lado do atual prefeito pediu a impugnação da candidatura. O promotor acompanhou esse pedido e também pediu a impugnação. A juíza não julgou isso ainda. A nossa defesa já foi apresentada no TSE a mais de 10 dias. Isso não foi julgado e a gente não consegue fazer campanha”, disse o vereador.

Paulo André Faneco será o novo candidato a prefeito pelo PSDB (Foto: Divulgação)

Para Paulo André, a demora do julgamento ‘travou’ a campanha e por isso a coligação decidiu mudar os nomes.

“É importante frisar que não houve impugnação julgada. A gente se antecipou, porque a juíza tem até dia 26 de outubro para decidir sobre essa impugnação ou não. Íamos ficar até dia 26 de outubro sem conseguir fazer campanha, sem imprimir material. Resolvemos mudar e ir para a campanha. Não dá mais para esperar. Faltam 30 dias para as eleições e o grupo entendeu que tinha outros nomes que poderiam substituir sem problemas”, explicou.

Como a decisão foi tomada na noite de ontem, a desistência de José Alcides Faneco e Pedro Scartezini deve ser protocolada na tarde desta quinta-feira (15), bem como o registro da nova chapa.

“Acredito que amanhã ou depois de amanhã a gente já tenha o CNPJ liberado para começarmos a campanha”, completou Paulo André.

“A gente não via condições desse pedido de impugnação prosperar, porque já está pacificado no TSE que esses problemas eleitorais só gerariam inegibilidade no trânsito em julgado, o que não aconteceu. Ele ainda teria mais cinco recursos, mas como a Justiça está demorando muito, optamos por trocar”, finalizou o agora candidato a prefeito de Garça.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias
  • 3
    Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
  • 4
    Mecânico é investigado por matar a própria cachorra após briga entre animais

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
RAIO-X
Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigorComarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor
Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do anoCâmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano
Câmara vota recursos, dívidas e extinção em última sessão do ano

Últimas notícias

Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio
Mecânico conhecido da polícia por direção perigosa é preso por embriaguez e desacato
Homem é preso por agredir companheira em Vera Cruz; vítima pede proteção
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie