Calor extremo até sábado em Marília, com máxima acima de 40°C
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para uma onda de calor que deve atingir a região entre esta quarta-feira (30) e o sábado (3). As temperaturas devem passar de 40°C no período. Não há previsão de chuva para os próximos dias.
A previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) indica que nesta quarta Marília deve ter máxima de 40°C. Nos outros dias, os termômetros podem ficar acima disso.
No alerta da Defesa Civil constam, nas áreas mais quentes, as regiões de Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Barretos. As temperaturas podem variar de 40°C a 43°C.
Os termômetros devem ficar entre 35°C e 40°C nas regiões Metropolitana de São Paulo, Registro, Vale do Ribeira, Baixada Santista e Litoral Norte, Sorocaba, Campinas Araraquara, Franca e Itapeva.
A agência MetSul Meteorologia – que em meados de agosto alertou para a gigantesca massa de ar polar, que provocou frio em mais da metade do país – alerta agora para a onda de calor que pode provocar temperaturas recordes no país.
O volume da massa de ar seco sugere que, no Centro-Oeste e no Sudeste do país, algumas localidades podem atingir ou se aproximar dos 45°C.
“Há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões”, prevê o Instituto.
O episódio de calor, pela sua dimensão e intensidade, recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália, aponta alerta do MetSul.