MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 13 ago. 2020

Projeto de lei quer obrigar prefeitos a mostrar Plano de Metas

por Carlos Rodrigues

Vista aérea de Marília; município já conta com Plano Plurianual, mas a intenção é criar metas de governos (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

O próximo prefeito que assumir Marília, a partir de 2021, terá que apresentar à Câmara Municipal, em até 90 dias após sua posse, um Plano de Metas de sua gestão. Pelo menos esse é o objetivo de um projeto de lei que deve ir à votação nas próximas sessões, criando a nova obrigação.

A proposta inclui um artigo à Lei Orgânica do Município e permitirá que a população acompanhe a evolução das realizações com mais clareza.

O projeto de lei, de autoria do vereador Marcos Custódio (PSC), foi protocolado na Câmara em fevereiro deste ano, com a assinatura de mais quatro vereadores.

O texto prevê que o prefeito terá que documentar prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração.

Na iniciativa privada, o plano se assemelha ao Planejamento Estratégico das empresas, que permitem que os membros da organização possam comparar os itens que foram descritos, com o que foi efetivamente cumprido.

A iniciativa deve ser acompanhada pela sociedade – para o controle social – e pode significar grande melhoria para a administração pública.

Na prática a lei vai obrigar os prefeitos a prestarem contas à população de seus projetos, planos de governo.

Plano Plurianual

A Constituição Federal já prevê – para a União, estados e municípios – a aprovação e execução do Plano Plurianual (PPA). São diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas pelos gestores públicos a médio prazo, com vigência em um período de quatro anos.

A diferença é que os planos plurianuais atravessam diferentes administrações e raramente sobrevivem à mudança de trajetória dos governos.

A proposta é que o Plano de Metas da Gestão seja antecedido de audiências públicas, nos 30 primeiros dias do governo e que seja feito, ao final de cada ano, apresentação dos resultados cumpridos e metas que não foram atingidas.

A previsão é que o Projeto de Lei – que institui o Plano de Metas, seja colocado em votação já na próxima sessão da Câmara, na segunda-feira (17).

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Deslizamento em obra deixa quatro mortos em Promissão
  • 2
    Estado é condenado após vazamento de fotos do IML em Marília
  • 3
    Homem provoca confusão no trânsito e é atropelado na zona norte de Marília
  • 4
    Campanha mobiliza redes para doação de sangue a jovem ferido em acidente de moto

Escolhas do editor

GOLPE COM ENDEREÇO
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimasEsquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
EDUCAÇÃO
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até marçoObra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
ORDEM JUDICIAL
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em MaríliaPolícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
CARREIRA
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicadoCâmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado

Últimas notícias

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie