MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 05 ago. 2020

Companhia aérea é obrigada a indenizar passageiros por atraso

por Carlos Rodrigues

Aeronave que voava entre Marília e Campinas, antes da pandemia do novo coronavírus (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A Justiça de Marília condenou a Azul Linhas Aéreas a indenizar um casal de empresários, ambos com 26 anos, após o cancelamento de um voo entre Marília e Campinas, para conexão com destino ao Rio de Janeiro. A sentença estabeleceu indenização de R$ 5 mil para cada passageiro.

Em novembro do ano passado o casal foi obrigado a viajar de ônibus – 420 quilômetros – entre Marília e Campinas, para somente depois embarcar para o destino final. Eles acabaram chegando no Rio de Janeiro com seis horas de atraso.

Conforme relatado no processo, o casal só foi informado que o voo havia sido cancelado na data do embarque. A empresa alegou motivos técnicos.

Em sua defesa, a companhia aérea justificou que o cancelamento ocorreu por necessidade de manutenção não programada da aeronave, sustentando “caso fortuito”.

Ao assinar a sentença, o juiz Gilberto Ferreira da Rocha destacou que “a aludida manutenção não se enquadra como caso fortuito e/ou força maior, sendo, pois, forçosa a conclusão de que o problema apresentado na aeronave seria relacionado à negligência da companhia aérea quanto a sua devida manutenção”.

Além disto, o magistrado destacou ainda que “em virtude da falha na prestação dos serviços da requerida, a parte autora enfrentou atraso na viagem superior a quatro horas, circunstância que caracteriza danos morais, de forma presumida”.

A ação tramitou pelo Juizado Especial Cível. O jurídico da Azul chegou a recorrer da primeira decisão, mas perdeu novamente.

A reportagem do Marília Notícia procurou a empresa, mas ainda não recebeu retorno. O espaço continua aberto para manifestação.

Advogada Ana Carla Marcuci Torres orienta consumidores em relação a transtornos com voos (Foto: Divulgação)

Direito em caso de atraso

A advogada Ana Carla Marcuci Torres, que ganhou a causa noticiada acima, explica que muitas pessoas desconhecem, mas quando a prestação do serviço no transporte aéreo sofre atraso de mais de quatro horas, ocorre o chamado dano moral in re ipsa (presumido).

“Pode ser que, eventualmente, o passageiro não tenha como provar esse dano material com ampla documentação, mas isso nem se faz necessário. É importante, porém, que o passageiro faça um print do bilhete de embarque – se for digital – e guarde os impressos”, explica.

O passageiro lesado deve também guardar comprovantes de alimentação no período em que teve que esperar, em função do atrasado ou cancelamento, além de outros documentos relacionados à viagem.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 2
    Veículo é totalmente destruído em incêndio na SP-294 em Marília
  • 3
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília
  • 4
    Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de descontoMês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Últimas notícias

Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário
Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie