Life e Origem vão instalar lixeiras nas imediações da Cascata
A Organização Não Governamental (ONG) Origem vai instalar oito lixeiras no formato de tambor nas redondezas da avenida Cascata, na zona Leste de Marília, em parceria com a empresa Life Fibra e a Prefeitura de Marília.
Paralelamente uma campanha com o tema “lixo no lixo” também será feita para educar a população por meio das rede sociais, veículos digitais e outros meios de comunicação.
A região está sofrendo com o descarte irregular de plástico, garrafas e outros materiais – que poderiam ser inclusive reciclados – principalmente por jovens que frequentam o local durante as madrugadas.
O Marília Notícia já denunciou o problema, assim como já mostrou outras iniciativas de limpeza da área, inclusive pela própria ONG Origem.
Membro da entidade, o funcionário público André Cibantos explica que “não dá para ficar limpando e os outros sujando”. Por isso desta vez haverá também um chamado à conscientização da população.
Dois latões serão instalados em uma praça que existe em uma das extremidades da avenida e outros seis estarão dispostos ao longo da via que passa ao lado da represa Cascata, um dos principais pontos de captação de água do município.
André conta também que os latões não são meros recipientes para o lixo. Neles constarão placas de divulgação de pontos e fatos turísticos. “São lixeiras pedagógicas. Na pracinha, onde as crianças frequentam, vamos divulgar os dinossauros encontrados em Marília, que elas adoram”, comentou André.
Já nas demais lixeiras dispostas pela avenida serão divulgadas seis cachoeiras existentes nas proximidades, hoje utilizadas praticamente só por grupos que praticam rapel, mas com potencial para exploração turística sustentável, segundo o membro da ONG.
“Marília é uma cidade bonita, queremos que os marilienses valorizem isso, amem e cuidem dela. Tenham orgulho de viver aqui”, afirmou o ativista ambiental.