Estado anuncia 22 novos respiradores para dois hospitais de Marília
O Estado de São Paulo vai entregar 22 novos respiradores para dois hospitais de Marília e os aparelhos serão utilizados para implementação de novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinadas aos pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19.
A informação foi anunciada pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) nesta sexta-feira (12) e confirmada ao Marília Notícia pelos gestores dos hospitais beneficiados.
Serão 12 aparelhos para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) e 10 para o Hospital Beneficente Unimar (HBU), segundo informações passadas a eles pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-9).
Os respiradores devem chegar no começo da semana que vem, segundo a superintendente do Hospital das Clínicas, Paloma Libanio. “Os aparelhos vêm em boa hora. Hoje temos 20 leitos de UTI adulto para Covid-19 e vamos para 32”, comentou.
Paloma afirmou que os novos leitos já estão credenciados e lembrou que nas últimas semanas a ocupação tem aumentado significativamente.
“O Estado já havia informado que forneceria respiradores com o avançar da pandemia. É importante, pois não estávamos conseguindo comprar os aparelhos”, detalhou a superintendente.
Márcia Mesquita Serva, que responde pelo HBU, também comemorou a notícia. De acordo com ela, hoje são 10 leitos de UTI reservados, no HBU, para pacientes sintomáticos para o novo coronavírus no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Agora teremos mais 10 aparelhos, o que é muito importante porque estamos observando um aumento pela demanda”, declarou.